Bernie Ecclestone, o responsável máximo pela Fórmula 1, foi contundente ao dizer que poderá partir para os tribunais para impedir quaisquer tentativas da Associação de Equipes de Fórmula 1 (FOTA) de montar um novo campeonato. Com isto, o detentor dos direitos comerciais da F1 parte para um tom mais agressivo contra a idéia de uma categoria paralela à Fórmula 1.
“Se eles tentarem criar a sua própria série – e eu julgo que eles não conseguirão – eles terão grandes problemas à sua espera. Para além dos meus contratos com as equipes, se alguém (da FOTA) contatasse com os nossos empregados, parceiros ou emissoras de televisão, nós iríamos analisar a situação seriamente. Isso seria um incentivo à quebra de contratos e eu não o faço, por isso não vou ficar parado e deixar que isso aconteça. Qualquer ação (judicial) poderia acarretar centenas de milhões de libras, quem sabe quanto mais”, disse o britânico em declarações ao ‘Daily Express’.
No entanto, Ecclestone considera que será muito difícil às equipes criarem um novo campeonato, caso não permaneçam com a FIA, em especial num momento de grande turbulência econômica como a que se vive atualmente.