Por Andrea Amadeo
Felipe Massa se recusou culpar a decisão de usar o KERS na luta da Ferrari em voltar a ser competitiva. A nova tecnologia de reaproveitamento de energia foi o assunto do período de inverno, mas até agora o carro equipado com o sistema foi incapaz de vencer uma corrida.
As equipes BMW, Renault e McLaren também estrearam a temporada usando seus respectivos KERS em seus carros, e até o momento apenas a McLaren vem usando constantemente o sistema.
A BMW está trabalhando em uma versão melhorada para introduzi-la em corridas futuras, enquanto a Renault discretamente apareceu com o KERS em algumas provas passadas e não menciona o uso da tecnologia desde então. Talvez paras as provas de Monza e Spa.
Se sugere que, em contraste aos carros competitivos como os da Brawn e Red Bull, os carros da Ferrari, BMW e McLaren foram desenhados em cima do conceito do KERS e não ao contrário. Sendo assim, essa decisão que prejudicou o processo de desenvolvimento e por isso a equipe italiana tem sido particularmente desafiada por essa
fiabilidade toda em que a equipe apostou.
Massa ainda nega aceitar que o KERS pode ter sido um erro da equipe com sede em Maranello, vencedora do campeonato de construtores de 2008.
“Exatamente como a McLaren, BMW e Renault, nós queremos usar as novas regras tecnológicas para conseguir benefício máximo”, o piloto da Ferrari disse ao jornal Germany´s Die Welt.
“Teria sido frustrante se outros fabricantes tivessem tido sucesso com o KERS e nós estávamos atrás sem ele. Então nós temos que ir atrás da opção do KERS”, acrescentou Massa.
“No momento nós temos o melhor carro que tem KERS. Infelizmente a Brawn é melhor sem ele”, disse.
