FOTA propõe ajuda às novas equipes e teto de 100 milhões

A Associação de Equipes de Fórmula 1 (FOTA) teria chegado a um acordo quanto às propostas a apresentar à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para diminuir os custos da categoria na próxima temporada, sendo que a mais importante será o maior auxílio às novas equipes que ingressem em 2010.

De acordo com as informações reveladas pelo site ‘Autosport.com’, uma das medidas acertadas pelas equipes terá a ver com o nível de apoio concedido às novas formações, com a FOTA admitindo maior ajuda para que possam competir em pé de igualdade com as principais equipes, em especial no que diz respeito a peças que não sejam diferenciadores de desempenho.

Ao mesmo tempo, e com o tempo para se chegar a acordo com a FIA terminando, a FOTA estará empenhada em impor o teto orçamentário de forma mais gradual, isto é, com 100 milhões de máximo em 2010 e 45 em 2011.

Entre outras maneiras de conter os custos, a FOTA teria debatido ainda a possibilidade de tornar padrões algumas peças – também elas não diferenciadoras de desempenho -, para manter o valor a ser gasto sob controle.

Amanhã, dia 29, é a data limite imposta pela FIA para que as equipes submetam a sua inscrição, algo que a Williams já fez, mas que as restantes equipes só admitem fazer caso os regulamentos para 2010 sejam alterados, sendo que estas decisões deverão ser agora debatidas entre a FOTA e a FIA.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.