Por Victor D. Berto
O mecânico da Ferrari que cometeu o erro que pode ter custado a Felipe Massa o título não perderá seu emprego. O empregado, sem o nome divulgado, estava responsável pelo botão que mostra a luz verde para Massa deixar os boxes durante o GP de Cingapura, no domingo.
O movimento prematuro não fez apenas que o líder saísse com a mangueira de reabastecimento ainda conectada, como outro mecânico foi ferido.
Isto pode não ter custado a Massa somente a vitória e a liderança no campeonato de pilotos, mas também o título de 2008, já que Lewis Hamilton está a sete pontos com apenas três provas pela frente.
Mas apesar das implicações do seu erro, o mecânico manterá seu emprego, confirmou o chefe de equipe Stefano Domenicali nesta segunda-feira.
“Nós vencemos juntos, perdemos juntos e não mudaremos nossa filosofia por conta de um infeliz erro.”, disse ele. “Eu não acho que muitas pessoas iriam querer assumir essa responsabilidade durante o pit-stop. Nós temos muito respeito por estes caras. É muito difícil e eles tem muita pressão.”
Massa sugeriu depois da corrida que uma das opções da Ferrari é reverter para o comum ‘pirulito’.
Domenicali admite que, depois do incidente, os outros pit-stops em Cingapura foram feitos sem o sistema eletrônico da Ferrari. “Nós analisaremos o que fizemos em outros pit-stops.”, disse ele, porém negando as afirmações que o novo sistema tem apresentado constantes problemas. “Eu lembro muito bem problemas com Michael e Rubens (com o pirulito). Então isto não é verdade, que temos cometido mais erros do que no passado.”