Melbourne tem sete vencedores diferentes na história

Por Giovanni Romão

A pista de Melbourne entrou na Fórmula 1 em 1996, e no lugar de Adelaide passou a receber o GP da Austrália na categoria. Desde a primeira prova disputada em Albert Park, há 12 anos, o alemão Michael Schumacher aparece como o maior vencedor, com quatro primeiros lugares.

O primeiro vencedor na pista do parque foi Damon Hill, época correndo pela Williams. No ano seguinte, David Coutlhard levou a McLaren ao primeiro lugar. A equipe de Woking voltaria ao topo no ano seguinte, com Mika Häkkinen.

No ano seguinte uma corrida cheia de surpresas e quebras. A vitória ficou com Eddie Irvine, da Ferrari. Com Michael Schumacher, o time de Maranello venceu também nos três anos seguintes.

O escocês David Coulthard, ainda na McLaren, comemorou sua segunda vitória em Albert Park em 2004, quebrando a sequência de Schumacher, que voltaria a vencer na terra dos cangurus em 2005.

Logo em sua estréia pela Renault, Gincarlo Fisichella ficou com o primeiro lugar em 2005, e no ano seguinte novamente vitória do time francês, agora com Fernando Alonso.

No último ano, Kimi Raikkonen venceu com facilidade, depois de largar na pole position e dominar a prova do início ao fim.

Alguns números fazem de Melbourne um GP curioso. O vencedor da prova em anos pares sempre ficou com o título, assim foi com Hill, Häkkinen, Schumacher e Alonso. Das onze provas disputadas em Albert Park, o vencedor em oito delas comemorou o título. Tirando os seis títulos dos anos pares, outros dois foram conquistados por Schumacher, em 2001, e Kimi Raikkonen, na última temporada.

Neste ano, o inglês Lewis Hamilton larga na frente, com Robert Kubica na segunda colocação.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.