O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos, entrega nesta quarta-feira [17], a Estação Autódromo, primeira unidade do novo trecho da Linha Esmeralda [entre Jurubatuba e Grajaú] da CPTM. Na ocasião, também será entregue a Estação Jurubatuba, que passou por uma ampla reforma para melhor atender aos usuários. As duas novas unidades contam com amplos bicicletários, como parte da estratégia de estimular o uso de transporte não poluente. São 255 vagas em cada estação.
A Linha Esmeralda CPTM/Metrô [antiga Linha C] marca o início do funcionamento, em São Paulo, do metrô de superfície que, até 2010, se tornará padrão em mais da metade das linhas da CPTM.
A estação Autódromo fica a 600 metros do circuito de Interlagos, em frente ao Portão G, e entrará em operação antes do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 atendendo, além dos moradores da capital, os milhares de turistas que irão até o autódromo nos dias 19, 20 e 21 de outubro, quando acontece o evento.
Utilizando um transporte de qualidade, com conforto, para chegar ao Autódromo, o usuário pagará apenas R$ 2,30, se deslocando de qualquer ponto da capital ou Região Metropolitana. Da estação, ele poderá seguir a pé para o circuito, fugindo do trânsito intenso previsto para a data, nas proximidades do autódromo, e das dificuldades para estacionar o carro. A estimativa da empresa é que a estação receba inicialmente cerca de 5 mil usuários/dia, aumentando gradativamente com a inauguração das unidades Interlagos e Grajaú.
O projeto das novas estações prevê todos os itens de acessibilidade, em conformidade com a legislação federal e instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas [ABNT], como rampas, elevadores, escadas rolantes, corrimãos, piso tátil para conduzir deficientes visuais e sanitários unifamiliar para pessoas com deficiência.
Muito além de prestar serviço essencial às regiões afastadas da capital, a ampliação da operação da CPTM na zona sul promove também amplo desenvolvimento no entorno das estações. As unidades têm estimulado o surgimento de novos centros comerciais e a valorização imobiliária.
A Linha Esmeralda transporta diariamente, a média de 130 mil usuários. Com a extensão, que compreende mais 8,5km de via e três novas estações, a CPTM estima aumento de 70 mil novos passageiros, totalizando a média de 200 mil usuários/dia. Para atender essa demanda, a linha contará com incremento de 12 novos trens já encomendados, com entrega prevista entre dezembro/07 e o primeiro semestre de 2008. O que proporcionará uma redução gradativa no intervalo entre as composições, nos horários de maior movimento.