Jenson Button marcou um valioso ponto no campeonato mundial no Grande Prêmio da Itália desta tarde, depois de fazer uma corrida tenaz que lhe rendeu a oitava posição no autódromo de Monza. Fechando o dia encorajador para a Honda Racing F1 Team, Rubens Barrichello teve uma prova sólida, chegando em décimo.
Ambos os pilotos fizeram boas largadas, a partir da 10ª (Jenson) e 12ª posições do grid. Jenson emergiu da curva 1 em oitavo lugar.
Rubens também ganhou uma posição na largada e estava em 11° quando o carro de segurança foi para a pista, no final da segunda volta, em função de um acidente envolvendo David Coulthard. O safety car permaneceu por três voltas, enquanto a máquina de Coulthard era tirada da área externa da Grande Curva e, quando a bandeira verde foi dada, no início da sexta volta, Jenson e Rubens estavam na 9ª e 11ª posições.
Seguiu-se uma batalha renhida entre Jenson e Nico Rosberg, com ambos trocando de posições ao longo das 20 voltas seguintes. Primeiro Jenson passou Nico, que posteriormente ultrapassou Jenson.
Na 30ª volta os pilotos da Honda Racing F1 Team estavam em 8º e 10º, ambos subindo uma posição no momento em que Felipe Massa, da Ferrari, abandonou a prova quando estava em terceiro lugar. Eles continuaram a herdar posições à medida que os carros à sua frente faziam suas paradas e, quando Jenson fez seu único pit stop, na volta 33, ele estava em quinto lugar.
Rubens fez sua parada uma volta mais tarde, quando estava em sétimo, e voltou à corrida em 12º. Os pilotos em estratégia de duas paradas à frente deles fizeram seus segundos pit stops e, quando o pelotão se reorganizou, Jenson estava em oitavo e Rubens em décimo, posições que mantiveram até a chegada.
Depois de 53 voltas de uma corrida árdua, Jenson chegou apenas cinco segundos à frente de Rubens, sendo seus RA107s separados pela Red Bull de Mark Webber.
A Honda Racing F1 Team tem agora menos de uma semana para se transferir para Spa-Francorchamps para a próxima etapa do campeonato, o Grande Prêmio da Bélgica, dia 16 de setembro.
JENSON BUTTON
“Foi bom conseguir um ponto aqui hoje, mas a corrida em si foi frustrante para mim, porque o carro estava saindo muito de frente na primeira parte da prova. Corremos com tão pouca asa dianteira neste circuito que é muito fácil travar os pneus dianteiros, especialmente na Parabólica, e eu fiz um ‘flat spot’ no dianteiro direito, o que fez com que eu perdesse aderência em todas as curvas para a direita. Por isso eu não consegui me defender do Rosberg e o fato de estar fazendo um primeiro trecho longo, de 33 voltas, comprometeu minha corrida ainda mais. Por isso foi frustrante, pois poderíamos ter tido um resultado melhor, mas fizemos o máximo neste final de semana e um ponto é, definitivamente, uma recompensa. A equipe fez um excelente trabalho e todo mundo está com o moral elevado, por isso estou satisfeito em ter conseguido outro ponto para o time. Eles realmente merecem.”