Informações ambientais da Honda

A meta geral da Honda Motor Co. é tornar-se uma empresa que a sociedade deseje que exista. Para isso, a Honda sempre fez grandes esforços para contribuir com a preservação do meio ambiente em suas atividades corporativas. Minimizar o impacto sobre o ambiente é um desejo sincero e, ao longo dos anos, a Honda tem sido pioneira em diversos desenvolvimentos automotivos em direção a essa meta.

O anúncio feito pela Honda Racing F1 Team hoje reforça essa filosofia, sendo outro exemplo do pensamento voltado ao futuro da Honda. A enorme imagem da Terra no carro de F1 é um poderoso chamado à ação para que os fãs, patrocinadores e membros do público juntem-se ao compromisso da Honda de ajudar a tratar os problemas ambientais que o mundo enfrenta.

Através do site da web www.myearthdream.com, os fãs poderão assumir um compromisso com o meio ambiente, bem como contribuir para organizações sem fins lucrativos voltadas ao meio ambiente. A Honda Racing F1 Team trabalhará intimamente com organizações sem fins lucrativos em todo o mundo para desenvolver o etos ambiental já existente da Honda dentro do esporte a motor de maior visibilidade em todo o mundo.

Exemplos da tradição da Honda em relação ao meio ambiente:

A tradição da Honda como pioneira em atividades ambientais é bem documentada. Exemplos e marcos incluem:

– Desde 1964 a Honda fabrica motores de popa marítimos somente de quatro tempos, que são cerca de 90 por cento mais limpos, 50 por cento mais eficientes no uso do combustível e 50 por cento mais silenciosos que os motores de popa marítimos de dois tempos típicos. Mais importante, motores de quatro tempos não soltam óleo diretamente na água.

– A Honda começou a tirar de linha os motores de motocicleta de dois tempos em 1997, em favor da tecnologia de quatro tempos, mais amigável ao ambiente, a despeito do melhor rendimento dos motores de dois tempos. Sua produção foi totalmente encerrada em 2002.

– Em 1972 foi lançado o CVCC (Compound Vortex Controlled Combustion, combustão controlada de vórtice composto), o primeiro motor de automóvel a atender ao Statutory Clean Air Act (“Lei do Ar Limpo”) dos EUA.

– Em 1976 a Honda iniciou um programa de reflorestamento, plantando mais de 250.000 árvores ao redor de suas fábricas.

– Em 1983 a Honda estabeleceu uma equipe de pesquisas voltada a melhorar a economia de combustível. Essa equipe levou à criação do motor VTEC, que combina alta potência, desempenho ambiental e maior economia de combustível em baixas rotações.

– Em 1991 a Honda começou a recuperação e reciclagem em alta escala de pára-choques usados e, em 1997, formou o Novo Projeto de Reciclagem, que usa substâncias com baixo impacto ambiental e promove a reciclagem de recursos em todos os estágios do ciclo de vida do produto.

– A Honda participou e venceu o Desafio Solar Global de 3000 km de 1993 com seu veículo movido a energia solar, percorrendo 803 quilômetros em um dia. A Honda quebrou os recordes novamente em 1996, quando completou o Desafio em menos de quatro dias, com velocidade média de 89,76 km/h.

– Em setembro de 2006 a Honda começou a construção de uma fábrica para a produção em massa de células de energia solar, dentro do terreno atual da fábrica da Honda de Kumamoto. Em dezembro a empresa estabeleceu uma nova subsidiária, a Honda Soltec Co, Ltd., para conduzir a Honda no negócio de células de energia solar.

– Em 1995 a Honda lançou os LEV (Low Emission Vehicles, veículos de baixo nível de emissões), reduzindo a emissão de óxido nitroso (causador de smog), hidrocarbonetos e monóxido de carbono 80% em média.

– Em 1999 a Honda lançou seu primeiro carro híbrido. O Insight foi o primeiro carro de produção a estar disponível tanto nos EUA quanto na Europa.

– Em 2000 a Honda construiu uma linha de produção eficiente em termos de energia, empregando planejamento e projeto amigáveis ao ambiente e incluindo o uso eficaz de recursos hídricos, maior eficiência energética e redução das emissões de CO2. A fábrica também incluiu o descarte correto de restos de materiais de construção, a administração radical da água utilizada e painéis de energia solar instalados no teto.

– Em 2000, a iniciativa de reflorestamento do deserto de Korchin, na China, iniciou um projeto de 30 anos para estabelecer florestas cultivadas e no deserto e restaurar as matas e pastagens férteis e luxuriantes que existiam ali 100 anos atrás.

– Em 2002 a Honda entregou os primeiros FCX (carro movido a célula de combustível de hidrogênio) a órgãos públicos do Japão e dos EUA. A única emissão do escapamento do FCX é a água. Desde então, a Honda entregou 30 veículos FCX no Japão e nos EUA. Em 2008 a Honda começará a produção e venda limitadas de um modelo movido a célula de combustível totalmente novo, baseado no conceito FCX.

– A Honda lançou a unidade de co-geração para casas pequenas no Japão em março de 2003. A unidade combina o GE160V – o menor motor do mundo de movimento alternado movido a gás natural – com um sistema de geração leve, pequeno e de layout eficiente, empregando a exclusiva tecnologia de inversão de onda senoidal para criar uma unidade compacta, adequada para geração de energia elétrica residencial com a mesma qualidade da rede elétrica pública.

– Mais recentemente, em 2007, o Honda Civic GX foi reconhecido pela Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental) dos EUA como o veículo de combustão interna mais limpo do planeta.

Visite http://world.honda.com/environment/reports/ para obter mais informações sobre a política ambiental da Honda Motor Co.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.