O município de Guarulhos, na Grande São Paulo, poderá ter um autódromo para receber as principais competições nacionais de automobilismo e motovelocidade. A obra tem orçamento prévio estimado entre US$ 120 milhões e US$ 130 milhões e deverá ser realizada pela iniciativa privada.
Uma comissão de estudos, formada por representantes da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Prefeitura de Guarulhos, vai analisar os aspectos econômicos, urbanísticos, turísticos, sociais e esportivos do projeto.
Um dos pontos favoráveis ao autódromo é o acesso privilegiado ao município, que conta com o Aeroporto Internacional de Cumbica, é ligado pelas rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna e está próximo da cidade de São Paulo.
A previsão é que a obra ocupe uma área com mais de um milhão de metros quadrados, em local ainda a ser definido pela própria comissão. “Existe um grande esforço para transformar Guarulhos em um grande pólo de eventos esportivos e a construção do autódromo faz parte dessa iniciativa”, afirma o secretário de Esportes, Júlio Filgueira.