Honda comemora desempenho no encerramento do ano

A Honda Racing F1 Team encerrou a temporada de 2006 de Fórmula 1 em grande estilo hoje, com Jenson Button terminando em terceiro lugar em Interlagos, depois de uma corrida impressionante. Foi seu terceiro pódio do ano e sua sétima corrida consecutiva na zona de pontuação. Fechando um bom dia para o time, Rubens Barrichello cruzou a linha de chegada em sétimo.

Jenson tinha afirmado, antes da largada, que faria uma corrida agressiva. E foi exatamente o que ele fez. Na primeira volta ele pulou de 14.º para 10.º e na volta 22 já chegava ao terceiro posto, apenas 4,5 s atrás de Fernando Alonso. No início da corrida, Jenson só não esteve buscando ultrapassagens entre as voltas 2 e 6, quando o safety car estava na pista.

Rubens também fez uma boa largada, mantendo sua quinta posição do grid. Mas ele sofreu duas ultrapassagens ainda na primeira volta, caindo para sétimo. Depois herdou duas posições de carros que abandonaram, estando de volta ao quinto posto no momento de sua primeira parada, na volta 21.

Jenson fez seu primeiro pit stop na volta 25, voltando à pista em sétimo, imediatamente atrás de Kimi Raikkonen. Jenson estava mais rápido do que o piloto da McLaren, e na volta 29 executou uma ultrapassagem fantástica sobre Kimi na curva 1, assumindo o quarto lugar.

Nesse ponto Jenson estava apenas um segundo atrás de Alonso, na posição em que ficou o resto das 71 voltas da prova, mesmo quando fez sua segunda parada, na volta 50. Ele cruzou a linha de chegada 7 décimos de segundo atrás do espanhol, cujo segundo lugar assegurou seu segundo título mundial.

Rubens pilotou com um ritmo consistente ao longo de toda a corrida. Na volta 50, Michael Schumacher – que estava disputando seu último Grande Prêmio – ultrapassou-o, depois de uma boa briga.

Jenson termina o campeonato mundial de F1 de 2006 em sexto lugar, com 56 pontos, e Rubens em sétimo, com 30. A Honda Racing F1 Team encerra o campeonato de construtores na quarta posição, com 86 pontos.

JENSON BUTTON

“Achei sensacional terminar a temporada no pódio, especialmente depois de ter largado em 14.º e do problema que tivemos ontem. O resultado veio depois de uma luta genuína, com o carro mostrando grande competitividade. Foi uma das corridas de que mais gostei até hoje. É natural pensar onde poderíamos ter terminado se pudéssemos ter largado mais à frente, mas isso não diminui em nada esse ótimo resultado e uma segunda metade de temporada muito forte. Agradeço a todos os membros da equipe, todos nossos parceiros e fãs. Este é um jeito fantástico de ir para o inverno, quando tenho certeza de que todos teremos a motivação para trabalhar para chegarmos à temporada de 2007 bem mais fortes.”

RUBENS BARRICHELLO

“Hoje foi um dia duro para mim. Eu não conseguia um bom ritmo do carro e tive algumas dificuldades de manejo, mas mesmo assim conseguimos ter os dois carros nos pontos mais uma vez. Jenson fez uma boa corrida, vindo de trás e chegando ao pódio. Assim, foi um fim de temporada forte para nós. Eu tenho de dizer que precisei brigar com o carro este ano, mas temos o inverno para trabalhar duro, aproveitando as lições que aprendemos nesta temporada. Também gostaria de parabenizar o Felipe por sua fantástica vitória hoje. Todos conseguimos na vida o que merecemos, e ele teve um grande final de semana. Meus agradecimentos a todos os envolvidos com nossa equipe, pela excelente primeira temporada da Honda. Agora já estou pensando em 2007.”

GIL DE FERRAN

Diretor esportivo

“Foi um ótimo jeito de terminar a temporada e uma espetacular corrida do Jenson, saindo de 14.º para chegar ao pódio mais uma vez! Jenson fez uma boa largada e ganhou muitas posições na primeira volta. Depois disso ele estava voando, executando algumas manobras de ultrapassagem com julgamento brilhante. Depois de chegar ao Alonso, ele travou uma boa disputa para tentar ultrapassá-lo e chegar em segundo. Rubens também foi combativo na prova, forçando bastante o Fisichella, que tinha uma estratégia semelhante.

“Hoje é um dia de muitos marcos. Em primeiro lugar, parabéns ao Fernando Alonso por um segundo título mundial de F1, muito merecido. E quero também congratular e desejar tudo de bom ao Michael Schumacher, por uma carreira brilhante e inspiradora que trouxe muitas alegrias a muitos fãs da F1 ao longo de 15 anos de corridas espetaculares. Quero agradecer muito aos fundadores da equipe, a British American Tobacco, e ao nosso patrocinador principal, a Lucky Strike, em sua última corrida, por sua confiança, apoio e visão. Por fim, gostaria de agradecer a nossos parceiros – especialmente a Michelin – e os muitos membros talentosos da equipe Honda, no Japão e no Reino Unido, pelo tremendo esforço e dedicação que culminou neste grande resultado na temporada.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.