Uma réplica do 14-bis será montada nesta quarta-feira, 18 de outubro, na curva do Laranjinha, em Interlagos. A exposição do modelo faz parte da comemoração dos 100 anos do primeiro vôo tripulado, dia 23 de outubro. A cópia em, tamanho original, do aeroplano permanecerá no autódromo até domingo, 22 de outubro, durante o GP do Brasil de Fórmula 1.
Construído em tubos de aço, pesando 450 kg, o 14-bis é uma criação e doação da Milênio Painéis para o Instituto Cultural Santos Dumont. O modelo original, que voou em Paris, em 1906, pesava 286 kg (com o motor) e era feito de bambu e seda japonesa.
“Sabemos como a Federação Internacional de Automobilismo é rigorosa na escolha do que pode ser mostrado em um circuito durante uma corrida de Fórmula 1. Isso demonstra a importância da obra desse grande brasileiro”, diz Rubens Heredia, diretor de marketing do Instituto Cultural Santos Dumont.
A ligação de Santos Dumont com o automobilismo esportivo também é histórica. Em 1894, no Parc des Princes, em Paris, o aviador promoveu e patrocinou a primeira corrida de carros em circuito fechado.
Entre o final do século XIX e começo do século XX, Santos Dumont organizou outras corridas do gênero. O próprio Santos Dumont, apaixonado por mecânica, chegou a competir na Europa em provas entre cidades, tipo rali , pilotando uma das primeiras versões da Mercedes SSK.