Por Victor D. Berto
O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, venceu de ponta-a-ponta o GP da Turquia, décima quarta etapa da temporada 2006 de Fórmula 1. O espanhol Fernando Alonso, da Renault, ficou com a segunda posição, seguido pelo alemão Michael Schumacher, companheiro de Massa.
Alonso e Michael disputaram pela segunda posição até o final da prova, mas o alemão não conseguiu ultrapassar o espanhol.
Logo na largada, Alonso tentou ultrapassar Michael, mas o alemão fechou a porta, com isso, o italiano Giancarlo Fisichella para não bater em seu companheiro de equipe, freou e rodou no meio do bolo, muitos toques aconteceram, muitos pilotos foram prejudicados e tiveram que parar nos boxes. O maior prejudicado foi o finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, que teve o pneu furado e sofreu avarias na suspensão, o que logo após o seu pit-stop ocasionou sua batida no muro.
Depois de algumas voltas, o estado-unidense Scott Speed, da Toro Rosso, perdeu o carro e ficou parado numa posição complicada no circuito, ocasionando a entrada do Safety Car na pista. Começaria então a ser definida de uma vez por todas a corrida. Os primeiros colocados foram para os boxes, ambos os carros da Ferrari foram juntos. Massa tinha preferência pela posição na pista, Michael teve que esperar a equipe fazer o pit-stop do brasileiro, perdendo muito tempo e a segunda posição para Alonso.
Daí para frente, restou para Massa abrir vantagem para Alonso e mais tarde na segunda rodada de pit-stops, administrar a vantagem, enquanto Michael e Alonso brigavam pela segunda posição.
A quarta posição ficou com o inglês Jenson Button, da Honda, seguido pelo espanhol Pedro de la Rosa, companheiro de Raikkonen, e Fisichella, completando os seis primeiros.
O compatriota de Massa, Rubens Barrichello, companheiro de Button, ficou com a oitava posição, somando mais um ponto no campeonato.
Confira o resultado do GP da Turquia:
1) Felipe Massa
2) Fernando Alonso
3) Michael Schumacher
4) Jenson Button
5) Pedro de la Rosa
6) Giancarlo Fisichella
7) Ralf Schumacher
8) Rubens Barrichello
9) Jarno Trulli
10) Mark Webber
11) Christian Klien
12) Robert Kubica
13) Scott Speed
14) Nick Heidfeld
15) David Coulthard
OUT) Christijan Albers
OUT) Nico Rosberg
OUT) Sakon Yamamoto
OUT) Vitantonio Liuzzi
OUT) Kimi Raikkonen
OUT) Takuma Sato
OUT) Tiago Monteiro