Por Victor D. Berto
O inglês Jenson Button, da Honda, venceu o GP da Hungria de Fórmula 1, a primeira vitória de sua carreira. A segunda posição ficou com o espanhol Pedro de la Rosa, da McLaren, seguido pelo alemão Nick Heidfeld, da BMW Sauber.
Depois de uma corrida conturbada, mas de muita competência de Button, o inglês conseguiu segurar a vitória até o final.
Os pilotos largaram sob condições de pista molhada, quando a pista estava mais seca, começou a chover forte e os pilotos então correram durante muitas voltas, onde muitos rodaram, com o piso molhado.
A Ferrari começou com um bom desempenho de Michael Schumacher, ao contrário de Felipe Massa. Michael começou a perder rendimento e então a ser ultrapassado por vários pilotos, quando extrapolou e perdeu o bico de seu carro.
O finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de De la Rosa, vinha para por uma volta em Vitantonio Liuzzi, da Toro Rosso, que diminui a velocidade para ceder o lugar. Raikkonen olhava pelo retrovisor e atropelou Liuzzi, batendo muito forte e quase capotando, ocasionando a intervenção do Safety Car na pista.
O espanhol Fernando Alonso, da Renault, liderava a etapa, muito pressionado por Button, quando foi para os boxes, a equipe falhou e na volta seguinte Alonso acabou batendo, graças à um pit-stop mal feito.
Michael vinha na segunda posição, quando começou a perder rendimento, já na parte final da prova, graças ao desgaste de seu equipamento. De la Rosa foi o primeiro a ultrapassar-lo, quando chegou a vez de Heidfeld, o piloto da Ferrari acabou extrapolando mais uma vez, mas desta vez o toque foi mais forte e sua suspensão quebrou, assim, acabou abandonando a prova.
Confira o resultado do GP da Hungria:
1) Jenson Button
2) Pedro de la Rosa
3) Nick Heidfeld
4) Rubens Barrichello
5) David Coulthard
6) Ralf Schumacher
7) Robert Kubica
8) Felipe Massa
9) Tiago Monteiro
10) Christijan Albers
11) Scott Speed
12) Takuma Sato
OUT) Michael Schumacher
OUT) Jarno Trulli
OUT) Fernando Alonso
OUT) Vitantonio Liuzzi
OUT) Kimi Raikkonen
OUT) Nico Rosberg
OUT) Giancarlo Fisichella
OUT) Christian Klien
OUT) Mark Webber
OUT) Sakon Yamamoto