Por Giovanni Romão
O mercado de pilotos na Formula 1 começa a se definir à medida que a temporada 2006 vai entrando em sua fase derradeira. A nova na dança dos cockpits foi lançada pelo jornal espanhol “AS”, que trouxe em matéria publica nesta quinta-feira à confirmação do retorno de Juan Pablo Montoya a Williams, e a transferência de Mark Webber para a Red Bull.
O australiano, inclusive, também retorna a sua ex-casa, já que chegou a correr pela equipe Jaguar, adquirida pela fabricante de energético em 2005.
Montoya, que não aceitou o contrato oferecido pela McLaren para permanecer por mais uma temporada, servindo como uma espécie de “tapa buraco”, chegou a negociar com BMW Sauber, Red Bull, e até mesmo cogitou um possível retorno à F-Mundial. No entanto, o colombiano entrou em contato com Frank Williams e pediu uma nova chance em Grove.
Já a situação de Webber envolve outras variáveis, e o dedo de Flavio Briatore, empresário do piloto e chefe da Renault, foi decisivo, colocando o australiano nas negociações entre as duas equipes, para que a Red Bull passe a correr com motores do time francês em 2007.