Os pilotos da Honda Racing F1 Team tiveram sortes distintas durante o treino de classificação de hoje em Mônaco.
Rubens Barrichello conseguiu o sétimo lugar no grid, ao passo que Jenson Button lutou com o manejo de seu RA106, conseguindo apenas a 14.ª posição de largada para a corrida de amanhã. Será a primeira vez nesta temporada que Jenson não consegue largar entre os 10 primeiros.
Rubens foi mais rápido do que seu companheiro de equipe ao longo de toda a sessão de classificação. No primeiro segmentos de 15 minutos, ele foi o oitavo mais rápido, marcando 1:14.766, enquanto Jenson foi 11.º, com 1:15.085. A despeito da bandeira vermelha após sete minutos, a sessão foi relativamente tranqüila para a equipe.
Na segunda parte do treino, Jenson continuou a ter problemas no equilíbrio de seu carro, conseguindo marcar somente o 14.º tempo, 1:14.982. Suas dificuldades ficaram claras quando ele foi forçado a abortar uma volta rápida faltando apenas 6 minutos para o fim da sessão, para fazer mudanças no acerto do carro.
Rubens fez o 10.º tempo, 0,6 s mais rápido do que Jenson. Isso foi suficiente para que ele garantisse seu lugar na sessão final de 20 minutos, a “superpole”, onde são definidas as 10 primeiras posições de largada.
O manejo do RA106 de Rubens melhorava à medida que a pista ficava mais emborrachada, e ele conseguiu marcar o tempo de 1:15.804 no segmento final, colocando-o na sétima posição do grid.
Como vários outros pilotos, Rubens foi forçado a abortar sua última tentativa de volta rápida em função do incidente envolvendo a Ferrari de Michael Schumacher, que bloqueou parcialmente a pista na Rascasse.