Por Danilo Oliveira
O que mais importou na corrida de hoje no GP Brasil não foi a vitória do Montoya e muito menos a dobradinha da McLaren. O que importou mesmo foi Fernando Alonso, o piloto mais jovem da história da Fórmula 1 a conquistar um título mundial.
Aconteceram várias ultrapassagens nas três primeiras voltas da corrida, mas depois acalmou. Montoya pulou na frente logo no início, seguido por Alonso e Kimi Raikkonen, também da McLaren. Quando os pilotos entraram pra fazer os primeiros pits, Montoya continuou a liderar, mas agora com Raikkonen em segundo e Alonso em terceiro. Como pra Alonso, bastava uma terceira posição, ele se tornou não só o piloto mais jovem da história da Fórmula 1 a ser campeão, mas também o único piloto espanhol a se consagrar campeão na categoria.
As Ferraris obtiveram uma melhora em relação as últimas corridas. Michael Schuamcher duelou com Fisichella e acabou ficando com a 4ª posição. Rubens Barrichello terminou em 6º. Felipe Massa, outro brasileiro, foi apenas o 11º, a frente do seu companheiro, Jacques Villeneuve. Antonio Pizzonia se envolveu num acidente logo na largada com seu companheiro Mark Webber e David Coulthard e teve que abandonar.
Confira o resultado final do GP Brasil:
1º Juan Pablo Montoya
2º Kimi Raikkonen
3º Fernando Alonso
4º Michael Schumacher
5º Giancarlo Fisichella
6º Rubens Barrichello
7º Jenson Button
8º Ralf Schumacher
9º Christian Klien
10º Takuma Sato
11º Felipe Massa
12º Jacques Villeneuve
13º Jarno Trulli
14º Christijan Albers
15º Narain Karthikeyan
OUT Tiago Monteiro
17º Mark Webber *
OUT Robert Doornbos
OUT Antonio Pizzonia
OUT David Coulthard
(*) Mark Webber acidentou-se na largada, abandonou, mas voltou pra corrida 25 voltas atrás. O austríaco não conseguiu passar o Monteiro que abandonou a poucas voltas do fim da corrida.