Ao que tudo indica, o circuito oval de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, vai continuar sendo o palco da volta mais rápida da história da Stock Car V8. Os primeiros treinos no trioval de Buenos Aires mostraram que o traçado número 7 do autódromo portenho vai ocupar lugar de destaque entre os mais velozes da categoria, mas a campeã de velocidade deve continuar sendo a pista oval carioca. Nos treinos de sexta-feira, o argentino Esteban Tuero foi o mais rápido do dia com 186,079 km/h de média, mas ficou longe dos 196,061 km/h alcançados por Xandy Negrão na conquista da pole position para a sexta etapa do campeonato de 2000. A dúvida agora é se o circuito 7 do Autódromo Oscar Galvéz será mais veloz que o anel externo do Autódromo de Curitiba, onde Raul Boesel estabeleceu a segunda maior média de velocidade da Stock Car (190,045 km/h) no dia 08 de novembro de 2003.
“Dificilmente a marca do Xandy será batida aqui, mas somente após os treinos de amanhã teremos certeza se o trioval de Buenos Aires é ou não mais rápido que o anel externo de Curitiba”, opinou Fernando Parra, chefe da equipe Katalogo Racing. “Numa conta simples, o pole position de amanhã teria que virar na casa de 50s0 para bater a marca do Boesel em Curitiba. Estamos no início dos trabalhos de acerto, os pilotos ainda estão se habituando ao traçado, e por isso a expectativa existe, mas hoje o melhor tempo foi de 51s133. Já a marca do Xandy é bem mais difícil de ser quebrada, já que para isso os 2.643 metros do autódromo teriam de ser percorridos em 48s5”, completou Parra.
O clima parece favorável à conquista de bons tempos amanhã, já que Buenos Aires teve uma sexta-feira de temperaturas amenas (em torno de 20º C), apesar do sol. No primeiro treino, os mais rápidos foram Wagner Ebrahim. Ruben Fontes liderou a segunda sessão e Tuero fechou o dia na frente. “Foi um dia de aprendizado, mas ele já serviu para indicar o caminho do acerto do carro. Conseguimos um bom set up e a tendência é que haja grande equilíbrio nos treinos de amanhã”, completou o chefe da equipe, lembrando que 28 carros andaram dentro do mesmo segundo, e que todos os 42 carros que participaram do treino ficaram separados por 1s699.