O piloto Robert Kubica fará sua primeira largada na clássica corrida de enduro com a equipe belga WRT. Depois de disputar 97 GPs de F1 com a Sauber, Renault e Williams, ele deixou de competir na Fórmula 1 e mudou para as corridas de carros esportivos.
Antes de sua estreia nas 24 Horas de Le Mans, o polonês afirmou que comparar as corridas de Fórmula 1 com as de Le Mans é como comparar atletas que participam de corridas de velocidade a corredores de maratona.
Depois de passar uma temporada no DTM, ele se juntou a equipe WRT para uma temporada na European Le Mans ao lado de Louis Deletraz e Yifei Ye. O trio agora faz parte do esforço da equipe com dois carros para sua primeira largada no enduro.
Em entrevista para o site ‘MotorsportWeek’, Kubica explicou que o formato mais longo dos pilotos de resistência é um mundo completamente diferente em comparação com o mundo baseado em corridas de velocidade, como a F1.
“Tudo é diferente. É como comparar corredores de sprint a maratonas. Eles nem parecem iguais porque se você é um velocista, você precisa ter uma massa corporal completamente diferente, digamos, da maratona”, disse Kubica.
Apesar de ser o mesmo automobilismo, o piloto afirmou que o estilo de pilotagem é totalmente diferente. “No final das contas é o mesmo esporte, mas é uma grande diferença, a abordagem é diferente. Provavelmente a coisa semelhante é quando você dirige o carro no final, leva você tentando extrair o máximo do pacote, mas como se trata de corrida de resistência, você tem que minimizar seus riscos”.
Com pouca experiência em corridas de enduro, Kubica disse que o principalmente objetivo é terminar a prova. “O objetivo será antes de tudo terminar a corrida. Em segundo lugar, a prioridade será terminá-lo sem grandes problemas, como técnicos, esportivos ou de direção”.
“Acho que isso é um ponto chave, antes de mais nada, e depois temos que focar em nós mesmos, tentando fazer a nossa melhor corrida. Sempre com respeito ao evento, respeito à pista, pois o desafio é enorme, não é um evento fácil. E então veremos”, afirmou o polonês.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
