Na reta final, Negrão aposta em Kovalainen

A primeira temporada da Fórmula GP2 entra na fase decisiva neste final de semana em Monza. Depois da rodada dupla do GP da Itália, restarão apenas as corridas na Bélgica e no Bahrein. Com 66 pontos ainda em jogo, até o 11º colocado, o francês Olivier Pla, ainda tem chances matemáticas de alcançar o título. Mas dificilmente o campeão deixará de ser o finlandês Heikki Kovalainen ou o alemão Nico Rosberg. Kovalainen tem 85 pontos, sete a mais que o oponente, e leva o favoritismo do brasileiro Xandinho Negrão (Medley). “É difícil dar um palpite diante de um equilíbrio tão grande, mas acredito que o Kovalainen conseguirá administrar a vantagem”, arrisca.

Kovalainen e Rosberg já têm contratos como pilotos de testes da Fórmula 1. O finlandês vem trabalhando pela Renault e o filho do campeão mundial de 1982, Keke Rosberg, desempenha o mesmo papel pela Williams. “Eles estão bem-encaminhados. Nesse sentido, estão até tranqüilos em relação à luta pelo campeonato da Fórmula GP2”, lembra Xandinho, que tem dois pontos e os oitavos lugares em Barcelona e na Hungria como melhores resultados até agora.

Os dois primeiros colocados na classificação são os únicos que pontuaram em todos os nove eventos já realizados. Essa regularidade é que possibilitou a eles escapar de Scott Speed. Terceiro na tabela de pilotos com 59, o norte-americano – que também realizou testes na Fórmula 1 pela Red Bull Racing – passou em branco na França e na Hungria e esses pontos estão fazendo falta.

Xandinho viajou nesta quarta-feira para Monza. É mais uma pista desconhecida para o campeão sul-americano de Fórmula 3 de 2004. “Nunca andei no circuito, mas sei que tem alguns trechos bastante difíceis. Será a primeira vez que usaremos o mínimo de pressão aerodinâmica, o que significa que vai ser complicado frear nas chicanes depois dos longos trechos de reta. O segredo do bom acerto parece ser o equilíbrio entre as duas curvas velozes que antecedem a reta dos boxes e as freadas fortes naquelas chicanes. O problema é ter apenas 30 minutos de treinos livres na sexta-feira para memorizar o traçado e começar a acertar o carro”, ressalva.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.