FEI apresenta os seus carros de Fórmula SAE 2017 com tecnologia da F1

Em 7 e 8 de novembro, os veículos à combustão e elétrico passam por testes para a competição nacional, no kartódromo de Piracicaba (SP)

Como parte da preparação para as competições nacionais da Fórmula SAE Brasil, o Centro Universitário FEI leva para Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), na cidade de Piracicaba (SP), entre os dias 7 e 8 de novembro, os seus carros 2017 de Fórmula SAE: o Fórmula FEI Combustão e Fórmula FEI Elétrico. Os carros são projetados e construídos pelos próprios alunos de Engenharia da FEI, que contam com a orientação de professores coordenadores dos projetos. Os testes em kartódromo fazem parte da última etapa de preparaçãopara as competições e permitem avaliar os limites de desempenho dos veículos, testar diferentes ajustes e também, identificar possíveis problemas que possam surgir nos carros.

Fórmula FEI Elétrico

A equipe Fórmula Elétrico possui um título nacional, conquistado em 2015. Com esse resultado, a equipe representou o Brasil no campeonato mundial de Fórmula SAE Elétrico, disputado em 2016 na cidade de Lincoln (NE), nos Estados Unidos.

O projeto 2017 contempla o quinto carro elétrico da série RB, construído pelos alunos. Nessa versão, o projeto foi totalmente concebido pensando nas necessidades e características de um veículo elétrico, o que resultou em um novo motor, nova transmissão, novo chassis e um novo conjunto de baterias.

O principal destaque do projeto é o uso de um sistema de gerenciamento eletrônico idêntico ao empregado pelas grandes montadoras, fornecido pela empresa ETAS, uma divisão da BOSCH. Esse sistema contempla uma unidade controladora (módulos ETAS ES910 e ETAS ES930) e softwares de programação (software ASCET) e de calibração (software INCA), que são amplamente usadas pelas indústrias automobilísticas.

O carro possui também, um sistema de identificação de falhas de operação (diagnose on board), exatamente igual aos sistemas de diagnose encontrados nos veículos comercializados pelas montadoras. Foi desenvolvida uma série de mensagens de erro/avaria que o carro pode apresentar para facilitar a identificação dos problemas rapidamente pela equipe.

Fórmula Combustão

O projeto Fórmula Combustão FEI é heptacampeão brasileiro (2006, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013) e a única equipe brasileira a ficar entre os dez melhores projetos (8º lugar em 2012, 8º lugar em 2013 e 10º lugar em 2014) na competição mundial de Fórmula SAE Combustão, disputada na cidade de Michigan, nos Estados Unidos.

O projeto 2017 contempla o décimo primeiro carro a combustão da série RS, construído pelos alunos. Nessa versão, utilizando toda a experiência adquirida ao longo desses anos todos, a equipe revolucionou e construiu um chassi no formato monocoque, empregando fibra de carbono em sua construção. Trata-se de um chassi com as mesmas características de construção e de material empregado pelos carros de Fórmula 1. Em conjunto com esse novo chassi, a equipe desenvolveu um novo projeto de suspensão e um adotou um novo sistema de gerenciamento / controle eletrônico do motor.

 

Serviço- Testes em Kartódromo – Fórmula FEI (Combustão e Elétrico)

Data: 7 e 8 de novembro de 2017

Horário: das 8hs às 18hs

Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo – ECPA

Rodovia SP 135 Km 13,5 – Piracicaba

Informações:

Fórmula FEI Combustão: www.facebook.com/EquipeFormulaFEI/

Fórmula FEI Elétrico: www.facebook.com/FFE.MKT/



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.