O novo Campeão da Fórmula 3 Sul-Americana vem da Bahia, tem apenas 17 anos e, na última segunda-feira foi eleito por jornalistas especializados o melhor piloto do país na categoria Fórmula, recebendo da Revista Racing o prêmio Capacete de Ouro. Luiz Razia (Razia Sports / Cia Athletica), que está somente em seu segundo ano no automobilismo, venceu neste domingo, em São Paulo, a última etapa da temporada de 2006 e comemorou, do alto do pódio, a vitória na disputa mais apertada da Fórmula 3 Sul-Americana nos últimos 13 anos. Mario Moraes garantiu o vice-campeonato a 10 pontos do campeão (99 a 89), mas havia chegado ao circuito apenas dois pontos atrás de Razia na classificação geral. Diego Nunes fechou o campeonato em terceiro, com 78 pontos.
“Tivemos uma temporada difícil e disputada e fico muito feliz por ter chegado até aqui em condição de comemorar esse título. Não tenho palavras para explicar o que estou sentindo porque a emoção é muito grande. Cheguei a estar 18 pontos atrás do Marinho depois de abandonar as três corridas disputadas em Santa Fé, na Argentina, e pensei que tudo estava perdido. Mas conseguimos, ponto a ponto, reverter essa diferença. Foi um grande trabalho da equipe e quero agradecer, também, a Deus e a minha família”, declarou o campeão.
Na corrida que decidiu o nome do novo campeão, Razia largou na terceira posição e assumiu a vice-liderança ao ultrapassar Bia Figueiredo – que largara na pole, mas já havia perdido o primeiro lugar para Clemente Faria. Seguro na posição que já lhe daria o título com boa vantagem sobre Moraes, Razia fez uma prova cautelosa e ainda foi beneficiado pela sorte para comemorar a conquista do alto do pódio. A quatro voltas do final, Clemente Faria teve um problema elétrico e caiu para o quarto lugar. Bia Figueiredo recebeu a bandeirada em segundo e Mario Moraes, em terceiro.
“Tive um pouco de sorte para poder comemorar o título com vitória já que, não só o Clemente, mas toda a equipe Cesário Fórmula (por onde corre, também, Bia Figueiredo) foram adversários muito fortes nessa etapa. Corri pensando no título e não teria tentado passar o Clemente, mas confesso que é muito bom terminar o ano com vitória”, completou Razia.
Com sete vitórias na temporada e duas conquistadas no ano passado – em seu ano de estréia na Fórmula 3 e no automobilismo –, Luiz Razia tornou-se o sétimo maior vencedor da história da categoria, que nos últimos anos voltou a ser a principal formadora de talentos brasileiros para o automobilismo internacional. Deste campeonato saíram nomes como os de Nelsinho Piquet, hoje piloto de testes da equipe Renault de Fórmula 1, Lucas di Grassi e Xandinho Negrão, da GP2, e Danilo Dirani.
Com o título de Campeão Sul-Americano de Fórmula 3 assegurado, Luiz Razia terá pela frente na próxima semana dois testes na World Series e na GP2, que estão entre seus destinos mais prováveis para 2007. Há um mês, ele já havia vencido suas três primeiras corridas pela Fórmula 3000 Masters, em Portugal, e dez dias depois marcou o terceiro melhor tempo nos testes coletivos da GP2, na Espanha. Melhor estreante na ocasião, ele busca patrocínio para garantir presença na principal categoria de acesso à Fórmula 1 em 2007.
“Hoje vou pensar apenas em comemorar, mas na segunda-feira viajo para a Europa para mais alguns testes. Ainda não sei em qual categoria vou competir e tudo vai depender do patrocínio que conseguirmos levantar. Se tiver condições de correr na GP2, correrei. Se tiver verba apenas para a World Series, é para lá que eu vou”, finalizou Razia.
O resultado completo da última etapa da temporada é o seguinte:
1º) Luiz Razia (Bra), 20 voltas em 30:52.563 (média de 167.46 km/h)
2º) Bia Figueiredo (Bra), a 8.590
3º) Mario Moraes (Bra), a 14.861
4º) Clemente Faria Jr (Bra), a 17.106
5º) Diego Nunes (Bra), a 25.228
6º) Willian Starostik (Bra), a 28.992
7º) Lú Boesel (Bra), a 48.639
8º) Nelson Merlo (Bra), a 4 voltas
9º) Paulo José (Bra), a 9 voltas
10º) Allan Helmeister (Bra), a 17 voltas
11º) Pedro Ferreira (Bra), a 17 voltas
12º) Fernando Galera (Bra), a 19 voltas
13º) Fabio Beretta (Bra), a 19 voltas
Melhor Volta: Clemente Faria Jr, 1:31.871