Brasileiro com melhor representatividade no automobilismo internacional nos últimos anos, segundo levantamento do Placar Brasil, promoção do site especializado em esportes a motor Speedonline, João Paulo de Oliveira é o “piloto da vez”. Dono de 26 vitórias, 28 pole positions e 33 voltas mais rápidas nas 55 corridas que disputou na Europa e Japão nas três últimas temporadas, que lhe garantiram o título de Campeão Alemão de Fórmula 3 em 2003, o vice no Campeonato Japonês de F-3 no ano passado e o de campeão antecipado em 2005, também colocaram este filho de um paulista com uma cearense no meio de muitas especulações internacionais. Que vão desde representante do Brasil na A1GP, eventualmente substituindo Nelsinho Piquet, até fazer um teste na Fórmula 1. “De certo e positivo tenho um teste na Fórmula Nippon e também com um carro de GT aqui”, afirma o piloto paulista que reside no Japão desde o começo do ano passado.
Com 24 anos de idade completados recentemente, João Paulo de Oliveira é um dos pilotos com mais experiência e preparo no automobilismo mundial para subir para categorias top em futuro breve, mesmo não contando com apoio de patrocinadores. Além de já ter disputado 140 corridas desde que estreou no esporte, das quais venceu 45, ele tem a seu favor o excelente handicap de dificilmente bater ou quebrar os carros que pilota, pois já terminou cerca de 120 destas provas, ou seja, 80% delas, sendo 101 entre os 10 primeiros (72%). “Meu futuro mais provavelmente será no Japão, pois aqui sou reconhecido pelo trabalho que faço e tenho meu salário como piloto profissional. Para ter alguma oportunidade perto da Formula 1, preciso de um baú com dinheiro e isso eu não tenho. Hoje não saio do Japão por qualquer oferta que apareça, teria que ser muito boa”, confessa João Paulo, que foi confirmado pela Toms Toyota para disputar no dia 20 de novembro o GP de Macao, que tem status de Campeonato Mundial de Fórmula 3, reunindo os melhores pilotos da modalidade do mundo inteiro, e que será a despedida do brasileiro da categoria.
João Paulo vai permanecer até dezembro na Ásia, e por isso não poderá participar da festa do Capacete de Ouro, no dia 16 de novembro, onde está sendo indicado pela terceira vez consecutiva como o melhor piloto em categorias internacionais. “Nesse momento oportunidades estão aparecendo aqui no Japão. Estarei testando na Formula Nippon e também com um carro de GT 500, mas acredito que Macao poderá alavancar mais algumas oportunidades”, aponta o brasileiro, que irá experimentar o Fórmula Nippon (equivalente a antiga F-3000, com 550 hp) da equipe campeã em 2004 Docomo Dandelion em Suzuka, no dia 29 de novembro e o GT Toyota Supra (categoria mais popular do Japão) da Toms Toyota em data a ser marcada. “Estou tranqüilo e confiante para a corrida de Macao. Acredito que terei condições de estar brigando pela ponta”, encerra João Paulo.