João Paulo pode ser campeão neste final de semana

O segundo final de semana de setembro (10 e 11/09) poderá ser de consagração para o brasileiro João Paulo de Oliveira. Atual líder do Campeonato Japonês de Fórmula 3, o piloto da Tom’s Toyota precisa apenas de um segundo lugar em qualquer uma das duas provas da nona rodada dupla da temporada, em Mine, para conquistar o título por antecipação. “Minha chance de vencer nesse fim de semana é muito boa, por isso quero obter o resultado que preciso e sair campeão. Me sinto tranqüilo e confiante. A sensação é muito boa”, acredita o brasileiro, detentor de seis vitórias, sete pole positions e oito voltas mais rápidas nas 16 provas disputadas até o momento.

Para entender melhor a matemática do título: de acordo com o regulamento do certame nipônico, cada piloto poderá descartar os quatro piores resultados conquistados durante a temporada. Se levarmos em conta que João Paulo não termine três das quatro últimas provas em Mine (10 e 11/09) e Motegi (22 e 23/10) – já que um de seus descartes é um 12o lugar e apenas os 10 primeiros pontuam – e seu principal rival, o companheiro de equipe Kazuki Nakajima vença todas as provas, somando 80 pontos (20 por vitória), a diferença final seria de 13 pontos (251 a 238 a favor do japonês). Sendo assim, se o brasileiro terminar na segunda posição em qualquer uma das quatro corridas, conquistando 15 pontos, ele conquistará o título, independente dos resultados de Nakajima. “O Nakajima está mais forte e mais experiente. Não comete tantos erros e é muito rápido. Com certeza ele estará brigando na frente”, revelou o piloto brasileiro de maior sucesso no exterior em 2005.

João Paulo espera também conquistar uma vitória para se redimir da punição que recebeu na última prova realizada no circuito, no final de julho, quando venceu, mas foi considerado culpado em um acidente com o compatriota Roberto Streit, tendo 40 segundos acrescentados em seu resultado final e caindo para a quinta posição. “Acho que estamos bem preparados, pois venci a ultima corrida lá, mas fui penalizado. Minha estratégia é continuar vencendo corridas, este é o meu objetivo. Claro que não arriscarei como no começo, mas sempre terei meu objetivo que é vencer”, explicou o piloto, que tem na classificação sua carta na manga. “Acredito que largar na primeira fila seja essencial para vencer, já que Mine é um circuito onde existe apenas um ponto de ultrapassagem”, completou o piloto da Tom’s Toyota.

Diferente de outras divisões da Fórmula 3, o certame nipônico não conta com muitos representantes estrangeiros e João Paulo se sente praticamente numa jaula com leões, já que disputa o título correndo por uma equipe japonesa e contra um companheiro de equipe também nipônico. “É uma sensação diferente de qualquer outra que já passei. Na minha equipe todos, sem exceção, são japoneses. Às vezes me sinto sozinho, mas tenho uma relação excelente com meu engenheiro e meus mecânicos, que estão ao meu lado a todo o momento. Espero presenteá-los com este título”, finalizou o representante do Brasil.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.