O paulista Gustavo Sondermann (Corduroy) começa sua briga por boas posições no grid de largada da Fórmula Renault inglesa em Brands Hatch às 5h (de Brasília) deste sábado, quando será realizado o primeiro dos dois treinos classificatórios para a rodada dupla – 15a e 16a etapas do campeonato – deste domingo. A segunda sessão oficial de sábado será às 11h55.
Para Sondermann, que corre na equipe Motaworld, o objetivo é conquistar uma posição nas três primeiras filas. “A meta é esta, mas os tempos estão muito próximos e por isso fica complicado arriscar um prognóstico. A única certeza é que farei o melhor trabalho possível”, afirma Gustavo.
No treino livre de quinta-feira, quando usou todo o tempo para conhecer a pista, Sondermann terminou em 19o, somente 0s6 atrás do mais rápido, o inglês Mike Conway (Fortec). Nada menos do que 26 dos 30 pilotos ficaram no mesmo segundo. “Todo muito deve ficar ainda mais perto na classificação. Qualquer detalhe mínimo pode dar ou tirar umas cinco posições. Tive muitos problemas de acerto nos treinos livres, mas vou conversar bastante com meu engenheiro para deixar o carro do jeito que eu quero.”
Na recente rodada dupla de Knockhill, Sondermann largou na pole em uma prova e em quarto na outra, provando sua rápida adaptação à categoria. Ele subiu ao pódio nas duas corridas, em segundo e terceiro. Gustavo estreeou na Fórmula Renault inglesa há apenas um mês, depois de sair da similar norte-americana na vice-liderança. “Minha maior desvantagem neste final de semana é não conhecer a pista tão bem quanto meus adversários. Consegui aprender bastante sobre o traçado nos treinos livres, mas nada que se compare à experiência dos pilotos ingleses aqui”, conclui. O traçado que recebe a Fórmula Renault neste final de semana em Brands Hatch é o “Indy Circuit”, com 1.972 metros.
Além de Sondermann, outro brasileiro disputa o campeonato: Patrick Rocha, da equipe Firstair. Na Fórmula BMW – categoria que faz parte da mesma programação da Fórmula Renault inglesa -, um sobrenome de peso fará sua estréia no automobilismo mundial: Bruno Senna, sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Bruno, da equipe Carlin, terminou os treinos livres de quinta em oitavo, 0s280 atrás do português João Urbano, o primeiro do dia. A última vez que Ayrton Senna correu em Brands Hatch foi em 1986, no GP da Inglaterra de Fórmula 1, com um Lotus-Renault. Em terceiro no grid, Senna abandonou na 28a volta, com problemas no câmbio, quando ocupava a mesma posição de largada.