Depois de terminar a recente rodada dupla de Knockhill em segundo e terceiro, o paulista Gustavo Sondermann (Corduroy) disputa neste domingo a 15a e 16a etapas da Fórmula Renault inglesa, no tradicional circuito de Brands Hatch. Sondermann corre pela equipe Motaworld e brigará pela sua primeira vitória na categoria.
“É claro que a intenção é esta, mas preciso me preocupar primeiro em acertar bem o carro e conhecer a pista. Vou tentar fazer isso tudo nos treinos livres”, afirma o piloto de 22 anos, que estreou no campeonato há apenas um mês, depois de deixar a similar norte-americana na vice-liderança. A programação da Fórmula Renault inglesa em Brands Hatch será aberta nesta quinta-feira, com sessões livres das 5h às 9h (de Brasília). Os treinos classificatórios ocorrerão no sábado, com as provas sendo disputadas no domingo.
O traçado que vai ser utilizado pela categoria é o “Indy”, com apenas 1.972 metros. Na primeira passagem da Fórmula Renault inglesa pelo circuito neste ano, em abril, nada menos do que 28 dos 33 pilotos ficaram no mesmo segundo no grid. A pole foi registrada na casa dos 44s. “O equilíbrio deve ser rigorosamente igual. O tráfego será um problema nos treinos, mas em Knockhill também foi e conseguimos bons resultados. Estou confiante em mais um bom trabalho da equipe”, segue Sondermann, que largou na pole e em quarto lugar na última rodada dupla que disputou.
Oliver Jarvis e Mark Foster, companheiros de Gustavo na Motaworld, andaram sempre entre os oito primeiros em Brands Hatch, mas sem ameaçar os líderes. “Temos tudo para melhorar esta performance”, resume Sondermann. O outro brasileiro que corre na categoria é Patrick Rocha, da equipe Firstair.
Inaugurado em 1926 para receber provas de ciclismo, Brands Hatch é um dos mais antigos autódromos do mundo, tendo sido palco de 14 GPs oficiais de Fórmula 1 (entre 1964 e 1986) e um de Fórmula Mundial (em 2003). “Correr em uma pista com tanta história assim deixa o final de semana ainda mais especial”, conclui Gustavo.
O líder da temporada é o inglês Mike Conway, da Fortec, com 419 pontos, seguido do compatriota Westley Barber, que está 119 atrás. Com 62 pontos em apenas quatro etapas disputadas, Sondermann é o 19o.