Um mês depois de deixar a Fórmula Renault norte-americana, Gustavo Sondermann assinou contrato com a Motaworld Racing para correr no Campeonato Inglês da categoria. O piloto paulista viajou para Londres no último domingo e nesta semana passou pela sede da equipe em Kent, ao sul da capital inglesa, onde já “fez” o banco do carro. Na próxima terça-feira, Sondermann realizará seu primeiro teste em Snetterton.
A estréia em corrida está marcada para dias 24 e 25 deste mês em Croft, circuito que receberá a 11ª e a 12ª das 20 provas do calendário. Com dois anos de experiência na similar brasileira, o 3º lugar no Campeonato de Inverno de 2004 e a vice-liderança que ocupava na série regular nos Estados Unidos, Sondermann aposta em rápida adaptação. As diferenças que encontrará são o kit aerodinâmico e o upgrade de motor, incorporados pelos campeonatos na Europa e no Brasil e que ainda não estavam disponíveis nos EUA.
“Era um velho sonho alcançar o automobilismo inglês, e defender a Motaworld estava nos meus planos desde que fiz um teste pela equipe em 2002. Meu relacionamento com o engenheiro Alan Mugglestone foi muito bom, e por isso eu sempre quis voltar para cá”, diz Sondermann, que trocou a real possibilidade de conquistar o título norte-americano por um campeonato que já cumpriu metade das provas. “Pensando na minha carreira, foi a melhor decisão. Acho que tenho boas chances de mostrar meu valor na segunda metade da temporada, conhecer as pistas e ainda obter bons resultados.”
A Motaworld Racing está na Fórmula Renault inglesa desde 1999, depois de começar em outras modalidades de base na Inglaterra em 1991, e tem no currículo o título conquistado em 2001 por Carl Breeze. O dono da equipe, Alan Waite, comemorou a conclusão das negociações com Sondermann como uma grande vitória. “Vínhamos trabalhando há 18 meses para alcançar este acordo. A vinda do Sondermann é uma grande notícia para nós”, assegura Waite, cujos três pilotos nesta temporada – Joet Foster, Oliver Jarvis e David Reston – ocupam, respectivamente, a 5ª, 9ª e 16ª colocações. O líder é Mike Conway.
Com a chegada de Sondermann, a Fórmula Renault Inglesa voltará a contar com um brasileiro no grid. O campeão mundial de kart Ruben Carrapatoso participou das sete primeiras etapas, mas retornou ao Brasil por falta de patrocínio.