O paulista Gustavo Sondermann anunciou nesta terça-feira que está trocando a Fórmula Renault norte-americana pela européia. Apesar do excelente início de temporada, o piloto – uma das revelações da Fórmula Renault brasileira em 2002 e 2003 – vai cruzar o Oceano Atlântico para redirecionar a carreira. A mudança tem objetivos estratégicos profissionais e de marketing e a decisão foi tomada em conjunto com seus patrocinadores.
No começo do ano, Sondermann foi terceiro colocado na série de inverno, espécie de torneio-início da categoria, e seus resultados mais expressivos foram a pole e a vitória em Sebring. Ocupava a vice-liderança do Campeonato Norte-Americano antes da etapa deste fim de semana em Watkins Glen, da qual já não tomou parte, e era apontado como um dos principais favoritos ao título. Mesmo assim, negociou a rescisão contratual com a Gelles Racing.
“Eu e meus patrocinadores analisamos não apenas o momento, mas pensamos principalmente no futuro. A categoria norte-americana existe há apenas dois anos, está em processo de consolidação e ainda tem um longo caminho a percorrer na parte promocional. Por isso, mesmo com uma ótima perspectiva diante de nós, achamos por bem nos transferir para o automobilismo europeu”, explicou Sondermann, cujo último resultado foi o 2º lugar em Mont-Tremblant, no Canadá.
Os representantes de Sondermann já mantiveram contatos com equipes de vários países da Europa e esperam definir a situação do piloto em no máximo 10 dias. Uma coisa, porém, é certa: ainda no mês de julho, Sondermann estará de volta às pistas dirigindo um Fórmula Renault. “Até consideramos a possibilidade de uma transferência para a Fórmula 3, mas concluímos que atravesso uma boa fase na categoria e não poderia desperdiçá-la. No ano que vem, aí sim, devemos dar esse passo à frente”, finalizou.