Engana-se quem pensa que a rivalidade esportiva entre brasileiros e argentinos se restrinja ao futebol. Na atual temporada da Fórmula Renault norte-americana, o argentino Juan Martin Ponte ganhou a primeira etapa do campeonato e desponta como nome a ser batido. E os três brasileiros na categoria – os paulistas Gustavo Sondermann, Marcos Gomes e Renato Jader David – já se candidatam como desafiantes.
O próximo “round” do confronto sul-americano será amanhã no circuito canadense de Mont-Tremblant, que recebe a segunda etapa a partir das 12h45. As posições de largada seriam definidas na tarde desta sexta-feira, em uma sessão classificatória única.
Nos primeiros treinos livres, realizados na quinta, Ponte levou vantagem: terminou o dia em segundo, atrás somente do canadense Mark Wilkins. Jader David ficou em quarto, com Sondermann em sexto e Gomes em sétimo. “Acho que nós três temos chances de conseguir um bom resultado e acabar com esta história de ter argentino na frente”, brinca Sondermann, que já conhece o caminho do lugar mais alto do pódio na categoria: no Campeonato de Inverno, quando terminou em terceiro, ele venceu a etapa de Sebring, conquistando o primeiro triunfo de um brasileiro no exterior.
Ao todo, 16 pilotos de seis países diferentes estão inscritos para a etapa deste final de semana. O contingente brasileiro só perde para Canadá e EUA, com quatro pilotos cada. Novidade entre as categorias de base do automobilismo internacional, a Fórmula Renault norte-americana se destaca pela alta premiação, cujo total se aproxima de R$ 1 milhão.