O grid de largada para a segunda etapa da temporada 2004 da Fórmula Renault norte-americana será definido nesta sexta-feira em sessão única das 17h35 às 18h (horário de Brasília) no circuito canadense de Mont-Tremblant. Três brasileiros estão inscritos para a prova, todos paulistas: Gustavo Sondermann (Gelles Racing), Marcos Gomes (GTI Roshfrans) e Renato Jader David (Condor Motorsport).
A programação oficial seria aberta hoje com a realização de quatro treinos livres. Amanhã, outras três antecederão à tomada classificatória. “Por ser uma pista que oferece muitas opções de acertos, todo mundo vai querer começar bem o final de semana. Todos esses treinos são importantes para a corrida, inclusive a classificação, mesmo sabendo que Mont-Tremblant permite ultrapassagens”, disse Sondermann, que na quarta ficou impressionado depois de completar cerca de 15 voltas pelo circuito em um carro de passeio. “O traçado é realmente legal, com uma diversidade muito grande de curvas. A pista é cheia de subidas e descidas, isso deixa a pilotagem ainda mais interessante”.
O traçado de Mont-Tremblant tem 4,26 km de extensão e recebeu a Fórmula 1 em 1968 e 1970. Na época, o circuito era chamado pelos pilotos de “pequeno Nürburgring” pela variedade de curvas. Sondermann, no entanto, destacou um ponto negativo no autódromo canadense: “Os muros ficam muito próximos à pista. Vai ser perigoso em caso de acidente, já que as zebras são altas e podem lançar o carro de encontro ao guard-rail”, ressalvou Sondermann, vencedor da etapa de Sebring do Campeonato de Inverno da Fórmula Renault norte-americana.
Na abertura da temporada regular, no mês passado em Phoenix (Arizona), todos os brasileiros da Fórmula Renault demonstraram força ao andar sempre entre os líderes, tanto nos treinos como na corrida. Marcos Gomes terminou a prova em segundo, com Renato Jader David em quinto. Sondermann, o segundo na maior parte da corrida, chegou em oitavo. A vitória ficou com o argentino Juan Martin Ponte, que havia largado na pole.