Na última quinta-feira (13/05), ao final dos treinos livres para a 4ª rodada dupla do Campeonato Europeu de Fórmula Renault, em Hochenheim/ALE, o brasileiro Marcello Thomaz decidiu deixar a equipe Cram Competition. A decisão foi tomada em razão do fraco desempenho apresentado pela equipe italiana durante as corridas do certame europeu disputadas até agora. Nas provas realizadas, o melhor resultado de Thomaz foi o sétimo lugar conquistado na 2ª etapa, em Monza.
O ponto final entre a parceira de Marcello Thomaz e a Cram foi a incapacidade da equipe em adequar o carro à nova configuração (kit 2004) da Fórmula Renault. “O dono da equipe Cram, o Sr. Marcelo Rosei, convidou o engenheiro brasileiro Mauricio Ferreira a vir a esta etapa na Alemanha, e disse que seria importante para eles contarem com a visão de alguém de fora. Mas no primeiro treino livre de quinta-feira, para a nossa surpresa, foi imensa a resistência em aceitar as sugestões feitas pelo Mauricio, o que fez com que eu ficasse na 18ª posição, 1s341 atrás do piloto mais rápido, enquanto os outros carros da equipe ficaram na 22ª, 23ª e 27ª posições. Para o segundo treino, as poucas alterações que eu e o Mauricio conseguimos impôr resultou numa melhora de meio segundo, o que fez com que eu saltasse para 12ª colocação, exatos a 0s827 atrás do primeiro colocado na sessão e novamente o melhor carro da equipe.” disse.
“Foi a decisão mais difícil da minha carreira, pois me preparei muito para disputar o título do Campeonato Europeu. Fiz de tudo para continuar no time, atendi aos pedidos que eles faziam, passei por cima de muita coisa acreditando no trabalho da equipe e que iríamos resolver os problemas que estávamos passando. Mas a partir do momento em que eles não escutam as reclamações e não confiam nas informações passadas pelos pilotos, fica dificil de trabalhar e acreditar num esquema assim. Saio tranquilo e satisfeito com meu trabalho pois tenho certeza de ter realizado o meu melhor desde o início e sei também que me encontro muito competitivo. Aprendi bastante nestes meses e sei que não foi a toa o que passei por isso, mesmo porque nada esta acabado, tudo está em aberto”, concluiu Marcello, que nesta sexta-feira mesmo retornou para a Itália, onde residia. Já nesta segunda-feira (17/05) o piloto retorna ao Brasil.