A temporada 2004 da Fórmula Renault norte-americana terá seqüência nos próximos dias 21 e 22, quando será disputada a segunda etapa da temporada, em Mont-Tremblant, no Canadá. O campeonato foi aberto no dia 10 de abril em Phoenix, com vitória do argentino Juan Martin Ponte. Dois brasileiros participam da categoria, que distribuirá ao final do ano premiação de US$ 315.000,00 (cerca de R$ 945.000,00): os paulistas Gustavo Sondermann (Gelles Racing) e Marcos Gomes (GTI Team Roshfrans). Renato Jader David disputou a primeira etapa pela equipe Condor Motorsports, mas não deve se transferir para o automobilismo europeu.
O circuito de Mont-Tremblant é um dos mais importantes do Canadá. Inaugurada em 1964, a pista de 4,26 km recebeu a Fórmula 1 em duas ocasiões: em 1968 (vitória do neozelandês Denny Hulme) e 1970 (quando o belga Jacky Ickx, da Ferrari, ganhou). Chamada na época pelos pilotos de “a pequena Nürburgring” pela variedade de suas 15 curvas, Mont-Tremblant ganhou notoriedade ao ser palco de diversas corridas das mais importantes categorias do automobilismo norte-americano nas décadas de 70 e 80.
Há outra curiosidade envolvendo a cidade de Mont-Tremblant: no coração de Quebec, junto às montanhas laurentianas, o local é considerado como a capital mundial do snowmobile (moto sobre a neve). “Dizem que o lugar é muito bonito. É inegável que a tradição do circuito torna a corrida ainda mais especial”, afirma Gustavo Sondermann (Corduroy), de 22 anos. “Não tive contato com o traçado, mas todos na equipe falam que a pista é muito técnica, com duas curvas muito rápidas. Há algumas curvas ‘cegas’, também. Já vi o mapa da pista e colhi algumas informações pela internet, mas só na próxima semana é que poderei saber mais sobre o traçado.”
Sondermann foi o terceiro colocado no Campeonato de Inverno da Fórmula Renault Norte-Americana, com uma vitória em Sebring. Busca a recuperação na temporada, já que terminou em oitavo em Phoenix, no mês passado. Os treinos no circuito canadense começarão na sexta-feira, dia 21.