O brasileiro Marcello Thomaz foi o sétimo colocado na segunda prova do Campeonato Europeu de Fórmula Renault, realizada em Monza, Itália. A prova foi vencida pelo venezuelano Pastor Maldonado, beneficiado com a punição imposta ao norte-americano Scott Speed de uma passagem pelo box e assim concluindo a prova na 12ª colocação. Na primeira prova do dia, disputado debaixo de chuva, Maldonado já havia superado Speed e alcançado a vitória. Por cada conquista em Monza, o venezuelano recebeu 1.500 Euros de premiação.
Disputada em pista seca, mas com pouca aderência devido a chuva que castiga Monza a dois dias, a segunda prova da temporada 2004 da categoria foi marcada por vários acidentes e saídas de pista. Largando na 14ª colocação, Thomaz conseguiu escapar de todos os incidentes da prova, conseguindo marcar pontos na segunda prova da rodada de abertura do campeonato. “Foi um final de semana difícil aqui em Monza. Na primeira corrida estava muito complicado manter o carro na pista e acho que chegar ao final da prova foi lucro. Na segunda prova, a pista estava seca mas completamente sem aderência, sem borracha. Com isso, acabou sendo uma prova muito acidentada, mas consegui escapar das confusões e marcar meus primeiros pontos, num final de semana onde os pilotos mais experientes levaram vantagem.”, disse Thomaz. Companheiro de Marcello na equipe Cram, Pastor Maldonado, está em sua segunda temporada no certame europeu, assim como a mairoria dos pilotos da categoria, enquanto que o norte-americano Scott Speed disputou em 2003 o Campeonato Inglês de Fórmula 3.
O brasileiro diz também ter aprendido muita coisa no veloz circuito italiano e acredita numa maior evolução para a próxima etapa do certame europeu, no dia 18 de abril em Valência, Espanha. “Tirei muitas lições aqui de Monza, entre elas, como trabalhar no carro durante os treinos, acompanhar o trabalho da equipe ao final de cada sessão, mas acho que a principal delas é de tentar largar sempre entre os dez primeiros. Largando no meio do pelotão vi cada manobra maluca na minha frente. Com isso as chances de você acabar envolvido numa batida dessas é muito grande. Em Valência quero largar entre os dez primeiros e poder fazer a minha prova sem sustos, e assim buscar mais pontos”, disse Thomaz. O carioca Patrick Rocha não completou a segunda prova.