Com pista molhada, Thomaz obteve o 6º tempo em Vallelunga

No primeiro dia de treinos para a rodada de abertura do Campeonato Italiano de Fórmula Renault, que acontecerá neste domingo (14/04) em Vallelunga, a chuva castigou a região durante boa tarde do dia e acabou comprometendo o trabalho dos pilotos e equipes. Marcello Thomaz, o único brasileiro presente na competição, estabeleceu a 6ª melhor marca do dia, com 1:19.743. O mais rápido foi o venezuelano Pastor Maldonado, companheiro de Thomaz na equipe Cram, com o tempo de 1:17.970.

Ao todo foram realizados seis sessões de treinos livres em Vallelunga, com as três primeiras sessões sendo realizadas debaixo de um verdadeiro dilúvio, o que fez apenas 16 dos 30 carros entrarem na pista. No 4º e 5º treinos, a chuva diminuiu de intensidade e parou por completo somente na 6ª sessão. Mas a baixa temperatura na região de Vallelunga, que ficou entre 2ºC negativos e 4º C positivos, impediu que sequer um trilho seco se formasse no circuito, o que obrigou a todos os participantes a continuar com os pneus para pista molhada.

Thomaz, que teve sua única experiência em Vallelunga em dezembro de 2002, quando deu cinco voltas com um Fórmula 3000 do Campeonato Europeu numa promoção dos organizadores do campeonato, participou de todas as sessões para se familiarizar com os 3.228 metros do traçado italiano. “ O dia de hoje só serviu me familiarizar ainda mais com o circuito. Em termos de acerto não deu para fazer muita coisa, pois a cada sessão a pista estava de um jeito. Vallelunga é um circuito usado diariamente, e por isso a pista é super emborrachada. Mas debaixo de chuva ela fica muito escorregadia”, disse Thomaz. Para se ter uma idéia de como a pista foi mudando durante o dia, na primeira sessão o melhor tempo também foi de Pastor Maldonado, com 1:28.012, mais de dez segundos mais lento que a marca obtida pelo venezuelano na última sessão.

Para esta sexta-feira, a previsão do tempo garante pista seca em Vallelunga. Thomaz acredita que somente nesta condição de pista irá saber qual a verdadeira vantagem de seu companheiro de equipe. “O Maldonado conhece muito bem esta pista e isso foi uma vantagem para ele hoje e também será para o restante do final de semana. Mas somente em pista seca iremos saber o quanto ele está na nossa frente e onde teremos que trabalhar para alcançá-lo”, finalizou o piloto brasileiro.

Os principais colocados nos treinos livres desta quinta-feira em Vallelunga foram:

1º Pastor Maldonado (Cram/VEN), 1:17.970;

2º Luigi Ferrara (Uboldi/ITA), 1:18.494;

3º Kohei Hirate (Prema/JAP), 1:18.723;

4º Ben Clucas (Prema/GBR), 1:18.781;

5º Kamui Kobayashi (Prema/JAP) 1:19.128;

6º Marcello Thomaz (Cram/BRA) 1:19.743;

7º Ricardo Azzoli (Durango/ITA), 1:19.744;

8º Vitaly Petrov (Eurnova Jr./RUS) 1:19.882;

9º Marco Mocci (Lemar/ITA) 1:19.899;

10º Giacomo Vargiu (Uboldi/ITA) 1:20.174.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.