O balanço inicial da campanha de Gustavo Sondermann (Corduroy) na Fórmula Renault norte-americana está impressionando o dono da Gelles Racing, equipe pela qual o piloto paulista acaba de conquistar o terceiro lugar no Campeonato de Inverno. Adicionando-se as três provas exploratórias que disputou no ano passado, Sondermann tem duas vitórias (Phoenix e Sebring), três recordes de pista (Savannah, Phoenix e Sebring) e duas poles (Phoenix e Sebring). “São números excelentes, ainda mais levando em conta que não conhecia as pistas e enfrentou pilotos familiarizados com a categoria”, reconheceu Gelles. “Será forte candidato ao título no campeonato deste ano.”
Sondermann, de 22 anos, transferiu-se para os Estados Unidos depois de duas temporadas na Fórmula Renault brasileira. Acredita que a via norte-americana poderá ser o caminho mais rápido e certeiro rumo às modalidades “top” do automobilismo internacional, como a Fórmula 1 e a Fórmula Indy. “Acho que as categorias apoiadas pela Renault são hoje a melhor opção. Além da Fórmula Renault 2000, a Super Renault V6, com seus 380 cavalos de potência, ingressará nos UA em 2005. E na Europa, também a partir do ano que vem, a Fórmula 3000 dará lugar à Fórmula 2, com motores de 650 HPs fornecidos pela Renault”, lembra.
É com a expectativa de começar a despertar a atenção do mercado internacional que Sondermann disputará o campeonato de 2004. Os organizadores da Fórmula Renault nos EUA oficializaram o calendário de 10 etapas nesta semana. Esperam, no entanto, anunciar brevemente a inclusão de outras quatro provas. Sondermann voltou ao Brasil depois da corrida de terça-feira em Homestead, mas já tem regresso confirmado para logo depois do Carnaval. Ele ainda fará um teste antes da corrida inaugural, dia 10 de abril, em Phoenix (Arizona).