Depois de uma volta final eletrizante, na qual chegou a liderar a prova, o paulista Gustavo Sondermann (Corduroy) terminou em 3º lugar na 5ª e última etapa do Campeonato Norte-Americano de Inverno da Fórmula Renault, disputada nesta terça-feira em Homestead (Flórida). Com o resultado, Sondermann ficou em 3º na classificação final, superado apenas pelo argentino Juan Martin Ponte e pelo vencedor da corrida, o campeão Junior Strous, da Holanda. Como prêmio, receberá US$ 20 mil (cerca de 60 mil reais). “Foi um belo presente de aniversário”, comemorou. Sondermann fez hoje 22 anos.
Iniciando sua primeira temporada completa no automobilismo norte-americano, Sondermann, que largou em 5º, abrindo a terceira fila no circuito misto de Homestead, acha que o balanço do Norte-Americano de Inverno foi acima de qualquer expectativa. “A maioria dos pilotos correu aqui no ano passado e conhece bem as pistas. Mesmo assim, ganhei uma prova, disputei o título até à última etapa e perdi o vice por muito pouco”, analisou.
Strous conquistou o título com justiça. Com apenas 16 anos, mas uma respeitável bagagem em categorias de base na Europa e nos Estados Unidos, Strous ganhou três corridas e novamente largou na pole hoje em Homestead. “Ele é mesmo muito bom e tem um carro bem acertado”, reconheceu Sondermann, que na véspera se tornou o primeiro piloto a andar com o Fórmula Super Renault V6 de 370 cavalos nos Estados Unidos.
A partir de agora, Sonderman e a sua equipe, a Gelles Racing, vão se concentrar na pré-temporada de testes que antecederá o Campeonato Norte-Americano de Fórmula Renault 2000. Neste início de semana, os organizadores distribuíram o calendário oficial, com 10 etapas. Quatro outras poderão ser acrescidas ao longo do ano. A prova inaugural está marcada para 8 de abril, em Phoenix (Arizona).
O resultado da prova foi este:
1 – Junior Strous (Holanda), Mr. Glow Motorsport, 23 voltas
2 – Dan McMullen (Canadá), AIM Motorsport, a 0s013
3 – Gustavo Sondermann (Brasil), Gelles Racing, a 0s941
4 – Juan Martin Ponte (Argentina), EuroInternational, a 1s517
5 – Ricardo Immery (Venezuela), Phillips Motorsport, a 1s870
6 – Homero Richards Del Rio (México), Herdez Competition, a 1s920
A classificação final do campeonato:
1, Junior Strous (campeão), 142 pontos;
2, Juan Martin Ponte, 116,
3, Gustavo Sondermann, 113.