Testes revelam a nova cara da categoria

A nova cara da Fórmula Renault poderá começar a ser conhecida na próxima semana em Interlagos. Durante dois dias, segunda e terça-feiras, as equipes realizarão testes com pilotos que deverão ingressar na categoria em 2004. Até agora, 18 carros foram pré-inscritos para os ensaios coletivos.

Entre os novatos já confirmados estão o brasiliense Rossini Sarkis e o paulista Roni Bruel. Sarkis, de 16 anos, vem de uma excelente passagem pelo kart e estreará no automobilismo pelas mãos da Amir Nasr Racing. Bruel, de 19, vem competindo na Fórmula São Paulo, série regional disputada no Autódromo de Interlagos, e treinará com um dos carros da Bassani Racing. Terá a companhia de Felipe Lapenna, que defende a Gramacho Racing neste ano.

Como pretendiam os organizadores da Fórmula Renault desde sua introdução no Brasil em 2002, boa parte dos 30 pilotos que correram na atual temporada deve seguir carreira no exterior. O campeão Allam Khodair tanto poderá se transferir para a Fórmula 3000 européia, ainda mais depois dos excelentes testes com a equipe ADM na Itália na terça-feira, como para a própria Fórmula Renault inglesa ou italiana. Outros pilotos de ponta estudam uma saída do País e devem ser substituídos majoritariamente por revelações do kart.

Interlagos é uma pista ideal para testes como o da semana que vem por diversos motivos. O principal deles é a proximidade das equipes, majoritariamente concentradas nas vizinhanças do autódromo. Outra é a própria característica do traçado, margeado por amplas áreas de escape asfaltadas que praticamente previnem acidentes de monta. Com isso, os estreantes sabem que os erros – preço natural da adaptação – não terão conseqüências físicas e financeiras mais sérias.

O campeonato de 2003 será fechado domingo em Interlagos. A maior atração da prova será a definição do vice-campeão. Quatro pilotos – Renato Jader David, Paulo Salustiano, Diego Freitas e Marcello Thomaz – se mantêm no páreo. Patrick Rocha, o 6º na classificação geral, tem possibilidades remotas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.