Mais um piloto brasileiro desembarcou na Europa neste final de semana com pretensões de chegar na Fórmula 1. E, para manter a tradição nacional no exterior, ele já começou com o pé direito logo em sua estréia fora do país. Hoje, Marcos Gomes (Itupetro/TAM), logo em sua primeira classificação no Campeonato de Inverno da Fórmula Renault, cravou a pole position no circuito de Adria.
“Fiquei muito feliz por largar em primeiro bem na minha corrida de estréia. Certamente isso é um bom sinal para quem está começando a correr fora do país agora e que tem um difícil caminho pela frente até chegar na Fórmula 1”, contou Gomes, filho do experiente Paulo Gomes, piloto tetracampeão da Stock Car e que disputa a atual temporada pela equipe NEC/Perkons.
A façanha do brasileiro na Itália repercutiu bastante, já que o piloto, que deixou para trás mais de 20 adversários, nunca havia corrido na pista de Adria, onde está sendo disputada a primeira rodada do torneio de inverno.
“A maioria dos pilotos andou aqui o ano todo, disputando o campeonato italiano”, completa Gomes, que teve de abrir mão de correr neste final de semana na penúltima etapa da Fórmula Renault brasileira, em Florianópolis (SC).
Apesar de querer muito competir no belo circuito de rua da capital de Santa Catarina, Gomes sabe que a oportunidade de correr no exterior não pode ser ignorada. Afinal, a Fórmula Renault na Europa é uma das categorias que mais revela pilotos para a Fórmula 1. O caso mais célebre foi o de Kimi Raikkonen, que saltou direto da categoria para a Sauber, em 2001. Neste ano, o jovem finlandês se sagrou vice-campeão do mundo pela McLaren.
“Correr na Europa é uma importante vitrine para qualquer piloto, por isso, meu objetivo aqui na Itália é acumular bastante experiência”, afirma Gomes. Esse aprendizado se desenvolveu bastante já na corrida de hoje. Gomes saiu na pole position, mas se envolveu em um acidente com um adversário. O brasileiro chegou a cair para a sexta posição, mas conseguiu se recuperar e terminar no pódio, em terceiro lugar.
“Faltou um pouco de experiência de correr no frio, já que a temperatura aqui está na casa dos cinco graus Celsius. Não fiquei totalmente feliz com a primeira corrida, pois queria muito essa vitória, mas ainda assim fico contente em andar na frente logo na minha estréia na Europa”, comentou Gomes.
O jovem brasileiro volta à pista neste domingo, para disputar mais treinos e a segunda etapa do campeonato, que será realizada amanhã mesmo, também no circuito italiano de Adria.