As condições de segurança do circuito urbano da Via Expressa Sul, em Florianópolis, foram consideravelmente ampliadas em relação ao ano passado, quando a capital de Santa Catarina recebeu a Fórmula Renault e a Copa Clio pela primeira vez. A avaliação é de Antônio de Souza, representante dos promotores do Renault Speed Show by TIM. Ele esteve no fim de semana na cidade acompanhando os trabalhos de infra-estrutura que estão sendo realizados para as provas do próximo domingo. Gostou do que viu.
“As barreiras de pneus foram reforçadas. Eles estão agora parafusados uns aos outros, de modo a que se mantenham unidos mesmo em caso de acidente. Além disso, em quatro pontos do circuito instalamos lavadeiras, ao invés de simplesmente estreitar a pista com pneus. Acredito que essas novidades deixarão o traçado mais seguro, sem comprometer o tempo de volta. A média horária deve permanecer a mesma”, explicou Antônio de Souza.
A partir de hoje, os trabalhos foram acelerados para que tudo esteja pronto quando as equipes chegarem a Floripa. Os primeiros caminhões transportando carros e todo o material são esperados na 4ª-feira. Nesta segunda, a empresa responsável pela montagem dos boxes iniciou os serviços no Saco dos Limões. Sessenta carros das duas categorias devem se apresentar diante do público catarinense.
A maioria dos pilotos têm chegada estimada para a quinta-feira. Embora as atividades de pista comecem na sexta, a véspera será importante porque os carros da Fórmula Renault e da Copa Clio passarão pela vistoria técnica obrigatória. O sorteio dos pneus para as equipes está marcado para o mesmo dia.
A etapa de Santa Catarina da Fórmula Renault ganhou importância acentuada depois da recente rodada dupla em Curitiba. O título poderá ser antecipadamente definido em favor de Allam Khodair (Giaffone Racing), que precisa ampliar a atual vantagem de 17 pontos sobre o segundo colocado para 32. Ele poderá se sagrar campeão com um quarto lugar, desde que Paulo Salustiano (M4T Motorsport), atual vice-líder, não pontue. No entanto, Salustiano, Diego Freitas (UniOil Sports), Patrick Rocha (Giaffone Motorsport), Marcello Thomaz (Giaffone Racing), Renato Jader David (Bassani Racing) e Kiko Motta (Motta Racing), os demais ainda com chances matemáticas, pretendem levar a decisão para a última etapa, dia 7 de dezembro, em São Paulo. A Copa Clio, independentemente dos resultados em Florianópolis, só conhecerá o novo campeão em Interlagos.
