A temporada da Fórmula Renault Inglesa, vencida por Adam Christodoulou, terminou neste fim de semana, em Brands Hatch, com vitória do brasileiro Adriano Buzaid. Ele largou na pole e ganhou a primeira das duas corridas da rodada dupla de encerramento do campeonato (na outra, terminou em quarto lugar). Foi a quinta vitória dele no ano, o que lhe ajudou a confirmar a terceira posição no campeonato, o melhor resultado de um piloto do país na categoria desde o título de Antonio Pizzonia, em 1999.
Sob todos os aspectos, foi uma temporada especial para Adriano Buzaid, que fez apenas seu terceiro ano no automobilismo, o segundo na Fórmula Renault Inglesa. Ele fechou o campeonato como o segundo piloto com o maior número de vitórias, perdendo apenas para o campeão, Adam Christodoulou, e foi o recordista de poles, com seis, e melhores voltas, cinco no total. “A avaliação que faço da temporada é muito boa. Principalmente considerando os números que atingi em 2008”, comenta.
Nesta rodada dupla final, ele ainda tinha chances matemáticas de ser vice-campeão, mas ao mesmo tempo precisava defender a 3ª posição na tabela, objetivo plenamente alcançado. “Na primeira prova, larguei na frente, liderei de ponta a ponta, fiz a melhor volta e ganhei, somando o maior número de pontos. Na segunda corrida, parti em terceiro, forcei a ultrapassagem sobre meu companheiro de equipe (Riki Christodoulou, primo do campeão), mas aí ele me fechou, cai para quarto e fui assim até o final”.
A postura agressiva na largada tinha seus motivos: o traçado de Brands Hatch praticamente não permite ultrapassagens. “Eu sabia que se quisesse vencer precisaria ganhar as posições necessárias na primeira curva”, contou. Dean Stoneman ganhou, mas o quarto lugar na prova final já seria suficiente para garantir o brasileiro em terceiro na Fórmula Renault Inglesa, a categoria que revelou Kimi Raikkonen, Heikki Kovalainen e Lewis Hamilton. Satisfeito com a temporada, agora Adriano Buzaid pensa em 2009.
“Eu quero muito fazer a Fórmula 3 Inglesa. Mas ainda estamos estudando as opções”, revelou o piloto de 20 anos, que corre pela Shoptour Eucatex Motorsport, montada sob a estrutura da tradicional Fortec Motorsport, que teve o brasileiro como o melhor piloto do time no campeonato. “Fiquei muito feliz porque consegui trazer a equipe para o meu lado. Sempre ouvi falar que aqui os times privilegiavam os pilotos ingleses e consegui trabalhar para mudar esta história. Tive o apoio deles o tempo todo. Foi uma ótima temporada”.
Classificação final da F-Renault Inglesa:
1 Adam Christodoulou, 472 pontos
2 Alexander Sims, 449
3 Adriano Buzaid, 418
4 Dean Stoneman, 398
5 Riki Christodoulou, 374
6 Kris Loane, 296
Os campeões da F-Renault Inglesa:
2008 Adam Christodoulou
2007 Duncan Tappy
2006 Sebastian Hohenthal
2005 Oliver Jarvis
2004 Mike Conway
2003 Lewis Hamilton
2002 Danny Watts
2001 Carl Breeze
2000 Kimi Raikkonen
1999 Antonio Pizzonia
1998 Aluízio Coelho
1997 Marc Hynes
1996 David Cook
1995 Guy Smith
1994 James Matthews
1993 Ivan Arias
1992 Pedro de la Rosa
1991 Jason Plato
1990 Thomas Erdos
1989 Neil Riddiford