O paulista Allam Khodair (Giaffone Motorsport) sairá pela quarta vez no ano na pole position da Fórmula Renault. Ele não apenas fez a volta mais rápida dos treinos classificatórios da 8ª etapa, neste sábado no Autódromo Internacional de Campo Grande, como superou amplamente os mais diretos competidores na luta pelo título. O baiano Diego Freitas (UniOil Sports), por exemplo, sairá numa distante 17ª colocação, formando a 9ª fila do lado de Bia Figueiredo (Ruffles Cesário F. Renault). Outro adversário perigoso, o vice-líder Patrick Rocha (Giaffone Racing), partirá em 6º.
Khodair, terceiro colocado no campeonato com 87 pontos (15 a menos que Freitas), terá a companhia de Daniel Serra (Bassani Racing) na primeira fila. Serra repete assim a melhor posição de largada em 2003, registrada em abril em Interlagos. O pole admite que a ordem do grid poderá ter conseqüências na estratégia de corrida. “Claro que quero correr atrás da vitória, mas vou refletir bem nesta noite e principalmente durante a corrida. Afinal, nem sempre o que a gente planeja dá certo na prática”, argumentou.
Serra se disse satisfeito com o resultado, mas lamentou o erro na primeira volta com os pneus novos. Ele foi um dos poucos a chegar à capital do Mato Grosso do Sul sem qualquer experiência na pista. “Dava para ser um pelinho mais rápido”, observou o filho do astro da Stock Car, Chico Serra. Depois de receber um telefone de congratulações do pai, Serra colocou-se na posição de franco-atirador na prova de amanhã, que tem início marcado para as 14h15 (Brasília) e transmissão ao vivo pela ESPN Brasil. “Ele (Khodair) está disputando o título, eu não. Vou para o vai ou racha”, antecipou.
Os estreantes apresentaram desempenho satisfatório: Xandinho Negrão, com o carro número 6 da Gramacho Racing, colocou-se em 13o, enquanto o argentino Carlitos Okulovich sairá em 20º pela Bassan Motorsport. Destaque também para a M4T Motorsport, que, a exemplo da Bassani Racing, colocou todos os pilotos entre os 10 primeiros. Os melhores do grid são:
1 – Allam Khodair (Giaffone Racing), 1min22s839 (149,191 km/h)
2 – Daniel Serra (Bassani Racing), a 0s220
3 – Gustavo Sondermann (Giaffone Motorsport), a 0s372
4 – Renato Jader David (Bassani Racing), a 0s483
5 – Alexandre Foizer (Coca Cola Cesário S. Racing), a 0s524
6 – Patrick Rocha (Giaffone Motorsport), a 0s540
7 – Paulo Salustiano (M4T Motorsport), a 0s717
8 – Douglas Soares (M4T Motorsport), a 0s781
9 – Diego Nunes (Prop Car Bassani), a 0s792
10 – Marcos Gomes (M4T Motorsport), a 0s848