Um calor recorde na história de dois anos da categoria no Brasil marcou o primeiro dia de treinos oficiais da 8ª etapa da Fórmula Renault. A temperatura no ar chegou a 38 graus à sombra no Autódromo Internacional de Campo Grande, mas a sensação térmica superou os 40. No asfalto, bateu em 68 e os pneus chegaram a 96. “O calor é tamanho que nem dá para manter a viseira aberta por mais do que um ou dois segundos. O ar que entra é tão quente que a gente tem que fechá-la quase imediatamente”, reclamou Allam Khodair (Giaffone Racing), que fechou a melhor volta do dia em 1min23s646 e superou por apenas um décimo a surpreendente Bia Figueiredo (Ruffles Cesário F. Renault).
Khodair lembrou que os efeitos do calor vão além das conseqüências físicas. “Com essas temperaturas, a pressão dos pneus aumenta demais e o carro começa a espalhar”, explicou o terceiro colocado no campeonato. Satisfeito com o desempenho na sexta-feira, Khodair admitiu que usou um jogo de pneus quase novos nos últimos minutos da terceira sessão. “Todo mundo tem um jogo melhor, porque usamos os de chuva na recente corrida em Vitória”, lembrou. Ele acha que os tempos poderão cair cerca de um segundo na classificação deste sábado. “Com pneus novos, apesar a possibilidade do calor ser ainda mais forte na hora da tomada, vai dar para virar um pouco abaixo de 1min23s”, previu.
Recordista extra-oficial de Londrina, Bia Figueiredo voltou a revelar evolução nesta segunda metade de seu ano de estréia na Fórmula Renault. “Começamos mal, e eu mesmo não estava bem, talvez por causa do calor. Fomos melhorando aos poucos e aproveitei bem os pneus na última sessão. Mas a verdade é que nem eu mesma sei porque fomos tão rápidos”, comentou, minimizando o resultado conquistado. “Assim como eu fui bem, muita gente pode ir para a frente amanhã.”
Khodair e Bia foram seguidos pelos pilotos da Bassani Racing, Daniel Serra, este em um de seus melhores treinos da temporada, e Renato Jader David, que vem de vencer a prova de rua em Vitória. O líder Diego Freitas (UniOil Sports), sempre entre os mais rápidos, terminou o dia em 5º. Entre os estreantes, Xandinho Negrão (Gramacho Racing) levou vantagem sobre o argentino Carlitos Okulovich (Bassan Motorsport). Discreto nos dois primeiros ensaios, o filho do piloto da Stock Car ficou em 7º, enquanto Carlito completou o terceiro treino em 22º.
O grid será definido depois dos treinos classificatórios de amanhã. Como determina o regulamento para circuitos com menos de 4 mil metros de comprimento, os pilotos foram divididos em dois grupos. O primeio entrará na pista das 13h15 às 13h40 e o segundo, das 13h50 às 14h15.
Os melhores no geral dos três treinos de hoje em Campo Grande:
1 – Allam Khodair (Giaffone Racing), 1min23s646 (147,751 km/h)
2 – Bia Figueiredo (Ruffles Cesário F. Renault), 1min23s772
3 – Daniel Serra (Bassani Racing), 1min23s884
4 – Renato Jader David (Bassani Racing), 1min23s973
5 – Diego Freitas (UniOil Sports), 1min24s137
6 – Gustavo Sondermann (Giaffone Motorsport), 1min24s161
7 – Xandinho Negrão (Gramacho Racing), 1min24s163
8 – Diego Nunes (Prop Car Bassani), 1min24s271
9 – Paulo Salustiano (M4T Motorsport), 1min24s284
10 – Patrick Rocha (Giaffone Motorsport), 1min24s540