Argentino quer primeira página

Uma das novidades da prova, o argentino Carlito Okulovich participa das tomadas classificatórias da Fórmula Renault neste sábado, no Autódromo Internacional de Campo Grande, com uma ambição curiosa: quer ver o seu nome na “primeira página”. Com 18 anos, Carlito disputa a Fórmula Renault e a Fórmula Super Renault em seu país. Apesar dos nomes similares, não têm qualquer relação com a homônima nacional.

Não se trata, no entanto, de virar manchete dos jornais da cidade natal de Oberá, na província de Misiones, ou mesmo dos grandes diários de Buenos Aires. A “primeira página”, no caso, é o lado esquerdo do terminal da cronometragem oficial, onde consta a classificação, o número, o nome, o tempo, a diferença em relação ao mais rápido, o número da melhor volta de cada piloto e o tempo da última passagem de cada um dos 16 pilotos mais rápidos em cada sessão de treino. A coluna do lado direito, mais modesta, sequer indica o nome dos pilotos restantes entre os 30 que largarão no domingo.

“Acho que dá para ficar entre os 15 do grid”, imagina Carlito. “Ainda estou conhecendo o carro e a pista, andei com pneus de 90 voltas nos primeiros treinos, mas estou otimista para a sessão classificatória de amanhã”, diz. Ele veio ao Brasil para correr na Bassan Motorsport e a viagem exploratória está servindo como avaliação da categoria, bem como da possibilidade de correr toda a temporada de 2004. “Estou gostando. A Fórmula Renault é bastante equilibrada e o carro não tem qualquer mistério. Acho que muitos pilotos argentinos gostariam de vir correr aqui”, garante.

A Fórmula Renault Argentina utiliza chassis tubulares fabricados pela Crespi e motores Mégane Standard com cerca de 130 cavalos. A Fórmula Super Renault nada mais é do que a Fórmula 3 com velhos chassis Reynard, Tom´s e Dallara. Neste caso, o motor Mégane, desenvolvido para competição, atinge 205 cavalos. “É nossa categoria de monopostos mais potente”, lembra. Carlito está fazendo uma adaptação tranqüila e vem melhorando a cada treino. Sua expectativa de largar entre os 15 primeiros está longe de ser um sonho impossível.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.