Xandinho vai participar de etapa

Xandinho Negrão, da Equipe Medley Genéricos, resolveu tomar novos ares no automobilismo brasileiro. Competindo desde o início da temporada no Campeonato Sul-Americano da Fórmula 3, o piloto de 17 anos vai participar neste domingo (05/10) da 8.ª etapa da Fórmula Renault Brasil, no Autódromo Internacional de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. “Agora chegou a minha vez de conhecer a Fórmula Renault. Tenho ouvido muitos elogios e não podia ficar fora dessa”, explicou o piloto que ainda se recupera da ruptura dos ligamentos do tornozelo esquerdo e de uma pequena fratura na tíbia, por causa de um acidente de jet-ski, quando descansava em sua fazenda há pouco mais de um mês.

O piloto da Equipe Medley Genéricos vai fazer o caminho inverso do piloto Marcello Thomaz, por exemplo, que vinha disputando a F-Renault e participou da última etapa da F-3 Sul-Americana (Londrina-PR) — Paulo Salustiano e Alan Hellmeister também fizeram provas na F-Renault antes da F-3. “Quero agora conhecer o carro da Renault”, explica Xandinho, que faz sua primeira temporada com monopostos. “Ainda estou começando no automobilismo, aprendendo o máximo que posso e essa corrida na Renault faz parte desse meu processo de aprendizado”, completa Xandinho que vai participar das últimas duas rodadas da Fórmula 3 Sul-Americana, dias 11 e 12 de outubro (Cascavel-PR) e nos dias 22 e 23 (Brasília-DF).

E se depender dos colegas no automobilismo para se adaptar rapidamente ao monoposto da F-Renault, Xandinho Negrão está tranqüilo. Afinal, grande parte dos pilotos que disputam a categoria corria com Xandinho no Paulista de Kart. É o caso de Marcos Gomes, Daniel Serra, Bia Figueiredo, Diego Nunes, Felipe Lapenna, entre outros. “Conheço praticamente todo mundo na categoria. Alguns são meus amigos pessoais e isso facilita as coisas. Não posso depender disso, mas o Marquinhos (Gomes) e o Serrinha (Daniel Serra) vão dar uns toques sobre o carro”, diz Xandinho. “Sem contar o pessoal da equipe, que já conhece tudo da categoria. Vou estar em casa”, completa.

Na 8.ª etapa da Fórmula Renault, Xandinho Negrão vai correr com a equipe Gramacho Racing em uma pista onde conquistou a vitória na primeira rodada dupla da F-3, em abril. “São carros bastante diferentes. O Renault é um pouco mais instável, vem balançando nas retas, porque não tem o mesmo efeito aerodinâmico do F3”, explica Alexandre Gramacho, chefe-de-equipe da Gramacho Racing. “Por outro lado, o piloto já está condicionado a isso e não será um grande problema para o Xandinho. A maior diferença mesmo acaba ficando no número de carros na pista e no equilíbrio entre os carros. Um décimo na Renault pode valer umas cinco posições no grid”, completa.

“A Gramacho é uma ótima equipe, já demonstrou isso no ano passado, com o Marquinhos (Gomes), com o Nelsinho (Piquet) e ainda vem fazendo ótimo trabalho na temporada”, diz Xandinho Negrão. “Quero aproveitar demais essa possibilidade de enfrentar essa competitividade que, tenho certeza, vai me lembrar muito os tempos de kart. Estou ansioso para começar a andar”, completa o piloto de 17 anos, da Equipe Medley Genéricos, que vai ter como companheiro de equipe na Fórmula Renault o paulista Felipe Lapenna.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.