O piloto brasileiro Felipe Lapenna fez bonito em sua estréia no Campeonato Italiano de Fórmula Renault, nesta sexta-feira (30), no Autódromo de Vallelunga. Atual campeão brasileiro da categoria, ele foi o mais rápido nos dois primeiros treinos oficiais para a rodada dupla de abertura da competição, que será realizada neste fim de semana no circuito localizado a 30km de Roma, e foi o grande destaque do dia em meio aos 38 pilotos que participam da competição.
Lapenna comandou a tabela de tempos com a marca de 1min33s359 obtida na sessão realizada à tarde, quando baixou em 0s4 a marca de 1min33s753 que o havia colocado no topo do treino da manhã. “Estou muito satisfeito com o trabalho da equipe, porque temos um acerto muito eficiente tanto para a condição de corrida quanto de classificação. Com pneus novos meu carro se comportou muito bem, e com pneus usados temos igualmente um bom ritmo”, declarou o piloto.
A etapa de abertura do Campeonato Italiano de Fórmula Renault será realizada neste sábado. Horas antes, os pilotos disputam o único treino classificatório do fim de semana, que será válido, também, para a corrida deste domingo. Pelo sistema de disputas do torneio italiano, a melhor volta de cada piloto na tomada de tempos de amanhã vale para a formação do grid da primeira corrida da rodada, e a segunda melhor volta define a ordem de largada da prova seguinte.
Recordista da Fórmula Renault Brasil com sete vitórias – ele venceu o campeonato em 2006 após subir ao pódio em dez das treze etapas realizadas –, Lapenna não deixou que os bons resultados conquistados nos treinos desta sexta-feira criassem uma expectativa exagerada em relação a suas possibilidades para as corridas do fim de semana.
“O automobilismo europeu é muito competitivo, e a Fórmula Renault é um dos expoentes dessa realidade”, declarou o piloto. “Nos treinos de pré-temporada pude perceber que é muito comum um piloto ser rápido em um dia, e ter dificuldade para manter-se em primeiro na sessão seguinte. Por isso, vamos continuar trabalhando. Meu carro está muito bom, mas sabemos que será preciso melhorar ainda mais amanhã para que eu possa brigar por minha primeira pole position e minha primeira vitória no automobilismo internacional”, acrescentou o piloto.
No primeiro treino do dia o brasileiro garantiu a melhor marca com uma vantagem de apenas 14 milésimos de segundo para o segundo colocado, o holandês Henkie Waldschmidt (que conquistou duas pole positions no Campeonato Italiano do ano passado e é membro do Programa de Desenvolvimento de Jovens Pilotos da Toyota). Na segunda sessão, a vantagem do brasileiro para o neozelandês Brendon Hartley foi ainda menor: seis milésimos de segundo.
Outra boa surpresa no primeiro dia de treinos para a rodada dupla de abertura da Fórmula Renault Italiana foi o desempenho do gaúcho César Ramos, que é companheiro de Felipe Lapenna na equipe BVM Minardi e terminou a sessão da manhã com a décima melhor marca entre os 38 participantes.
Confira abaixo os cinco primeiros colocados nos dois treinos oficiais desta sexta-feira em Vallelunga:
Treino da manhã
1) Felipe Lapenna (BVM Minardi), 1min33s753
2) Henkie Waldschmidt (Prema), 1min33s767
3) Roberto Mehri (Jenzer), 1min33s864
4) Brendon Hartley (Epsilon), 1min34s013
5) Oliver Turvey (Jenzer), 1min34s148
Treino da tarde
1) Felipe Lapenna (BVM Minardi), 1min33s353
2) Brendon Hartley (Epsilon), 1min33s359
3) Henkie Waldschmidt (Prema), 1min33s501
4) Roberto Mehri (Jenzer), 1min33s721
5) Mihai Marinescu (District), 1min33s789