O fato de contar com um carro em excelentes condições não garantiu uma boa posição de largada para o brasileiro Patrick Rocha na 17ª e penúltima etapa do Campeonato Europeu de Fórmula Renault, que será disputada neste sábado em Monza, na Itália. Um acidente no fim da reta dos boxes provocou uma bandeira vermelha, paralisando as atividades segundos antes de Patrick fechar sua melhor volta, que seria suficiente para conquistar o segundo lugar no grid.
“Como todos tempos registrados após a bandeira vermelha são anulados, ficou valendo a minha segunda melhor volta, feita ainda com pneus velhos. O pior é que ainda faltava um minuto e eu estava no vácuo de outro carro. Ganhando dois ou três décimos na volta final, eu podia largar na pole”, explicou Patrick, desconsolado com o seu lugar no grid, apenas o 14º. Mesmo sabendo que Monza tem muitos pontos de ultrapassagem, o piloto carioca não tem ilusões.
“Dá para ganhar algumas posições porque o carro está muito bom, mas não é tão fácil, precisa ser no local certo. Se passar no começo do retão, perde-se a posição antes do fim; e como os carros andam muito juntos, quando se chega lá pelo quinto lugar os pneus já estão muito gastos e não dá mais para forçar. Para chegar ao pódio, vou precisar de muita sorte”, lamentou o piloto carioca.
A esperança de Patrick é repetir a boa atuação neste sábado, na prova de classificação da 18ª e última etapa, que será disputada na manhã do domingo. “Ainda dá para melhorar um pouquinho nas curvas rápidas. Vamos mudar um detalhe na parte mecânica para ver se fecho o ano com uma pole position e, quem sabe, uma vitória”.
Ordem de largada da 17ª etapa;
1º) Kamui Kobayashi, Japão, equipe Prema, 1min50s743, média de 188,317km/h
2º) Yann Clairay, França, equipe SG Formula, 1min51s014
3º) Hiroyuki Matsumura, Japão, equipe Graff, 1min51s153
4º) Adrian Zaugg, África do Sul, equipe Jenzer, 1min51s439
5º) Felipe Albuquerque, Portugal, equipe Motopark, 1min51s582
6º) Xavier Maassen, Holanda, equipe JD Motorsport, 1min51s588
7º) Carlo Van Dam, Holanda, equipe SG Formula, 1min51s587
10º) Daniel Serra, Brasil, equipe Cram, 1min51s661
14º) Patrick Rocha, Brasil, equipe Prema, 1min51s829
20º) Alan Hellmeister, Brasil, equipe JD Motorsport, 1min52s100