Uma pequena modificação na suspensão traseira permitiu ao brasileiro Patrick Rocha se tornar, mais uma vez, um dos principais destaques das provas do Campeonato Europeu de Fórmula Renault. Ocupando a 11ª posição no grid da 14ª etapa, disputada neste domingo no Autódromo de Estoril, em Portugal, Patrick terminou a prova na sexta colocação depois de um intenso duelo com o paulista Alan Hellmeister, o alemão Dima Raikhlin e o holandês Xavier Maassen.
Patrick já havia tido excelente atuação na 13ª etapa, realizada neste sábado, quando largou em 10º e chegou em sétimo. Para a outra corrida, porém, ele fez uma mudança que melhorou ainda mais o desempenho do carro. “Amolecemos a barra estabilizadora traseira e o carro passou a se comportar bem melhor nas freadas. Fiz uma boa largada, passei três carros na primeira volta e daí para a frente sempre tinha alguém disputando posições comigo”, lembrou Patrick, que chegou à frente de adversários do alemão Michael Ammermüller, considerado o virtual campeão do ano.
O único fato que desagradou o piloto do Rio de Janeiro foram as falhas que seu motor apresentou nas baixas rotações. “Estava rateando bastante nas curvas feitas em segunda ou terceira marchas, e isso me impediu de disputar o quinto lugar com o Maassen. Eu me aproximava dele, mas já que não conseguia pressioná-lo, achei melhor garantir o sexto lugar”, reclamou Patrick, que recebeu da equipe Prema a garantia de que terá um novo motor nas duas corridas que encerrarão o Europeu, nos dois 22 e 23 em Monza.
Resultado oficial da 14ª etapa do Europeu de F-Renault:
1 – Yann Clairay, França, equipe SG, 5 voltas em 26min37s359
2 – Felipe Albuquerque, Portugal, eq. Motopark, a 1s732
3 – Carlo Van Dam, Holanda, eq. SG, 2s160
4 – Kamui Kobayashi, Japão, eq. Prema, a 4s890
5 – Xavier Maassen, Holanda, eq. JD, a 6s671
6 – Patrick Rocha, Brasil, eq. Prema, a 9s909
7 – Michael Ammermuller, Alemanha, eq. Jenzer, a 11s060
8 – Adrian Zaugg, África do Sul, eq. Jenzer, a 11s697
9 – Julien Jousse, França, eq. SG, a 12s807
10 – Junior Strous, Holanda, eq. Mr. Glow, a 13s422
Melhor volta: Van Dam, 1min38s557