Uma batalha entre dois brasileiros, um alemão e um holandês foi a tônica da 13ª etapa do Campeonato Europeu de Fórmula Renault, disputada neste sábado no Autódromo do Estoril, em Portugal. A prova marcou a terceira vitória consecutiva do japonês Kamui Kobayashi, que praticamente assegurou o vice-campeonato. O alemão Michael Ammermüller chegou em segundo e, caso repita a colocação na corrida de domingo, se tornará o novo campeão.
Os três brasileiros presentes tiveram ótima atuação, principalmente Patrick Rocha e Alan Hellmeister, que duelaram do início ao fim da corrida com o alemão Dima Raikhlin e o holandês Xavier Maassen. Na primeira metade da prova, a supremacia foi de Rocha, mas ventania que surgiu na 10ª volta afetou o comportamento do carro e ele teve de ceder sua posição para Raikhlin e Hellmeister. Ao final, o alemão foi o sexto, com Hellmeister, Rocha e Maassen a seguir. Daniel Serra, também brasileiro, chegou em 10º, a poucos segundos.
Patrick largou em 10º, mas aproveitou o bom desempenho do carro para galgar posições. “Eu tinha passado o Alan, que havia largado em quinto, e vinha com um ritmo bom até o vento começar a se intensificar e mudar tudo. Eu estava com muito pouco aerofólio para poder passar quem vinha à frente, mas com a ventania, não conseguia mais fazer o curvão de entrada da reta dos boxes de pé no fundo e tinha de frear muito cedo para fazer a curva Um. O carro do Alan não sofreu tanto e ele chegou rápido. Nem lutei muito para ele poder atacar o Raikhlin, mas ele não conseguiu chegar perto e terminamos assim mesmo”, relatou o piloto do Rio de Janeiro.
Na 14ª etapa, programa para este domingo, Hellmeister vai alinhar em sexto, Patrick em 11º e Serra em 15º. A pole position foi do francês Yann Clairay, que terá a seu lado o holandês Carlo Van Dam. Kobayashi será o quarto, com Ammermüller em quinto.
Resultado oficial da 13ª etapa do Europeu de F-Renault:
1º) Kamui Kobayashi, Japão, equipe Prema, 16 voltas em 26min19s864s
2º) Michael Ammermüller, Alemanha, eq. Jenzer, a 1s495
3º) Yann Clairay, França, equipe SG, a 2s066
4º) Felipe Albuquerque, Portugal, equipe Motopark, a 3s948
5º) Carlo Van Dam, Holanda, equipe SG, a 4s473
6º) Dima Raikhlin, Alemanha, equipe SL, a 10s405
7º) Alan Hellmeister, Brasil, equipe JD, a 10s953
8º) Patrick Rocha, Brasil, equipe Prema, a 11s743
9º) Xavier Maassen, Holanda, equipe JD, a 13s291
10º) Daniel Serra, Brasil, equipe Cram, a 16s490
Melhor volta: Kobayashi, 1min37s958, média de 153,716km/hora