A experiência adquirida em corridas de rua durante os dois anos em que competiu no Brasil ajudou o piloto carioca Patrick Rocha a conquistar a oitava posição no grid da sétima etapa do Campeonato Europeu de Fórmula Renault, que vai ser disputada neste sábado no circuito de Bilbao, na Espanha. Patrick, que corre pela equipe italiana Prema, marcou o tempo de 2min02s370 e foi o quarto mais rápido do seu grupo, o primeiro a entrar na pista.
A pole position foi registrada pelo líder do campeonato, o alemão Michael Ammermuller, que se beneficiou do maior emborrachamento do asfalto para superar por quase um segundo o francês Yann Clairay, o mais rápido do primeiro grupo. De acordo com as regras, a primeira fila do grid será ocupada pelos dois mais rápidos de cada grupo; a segunda, pelos autores do segundo tempo de cada grupo e assim por diante.
Segundo Patrick, o segredo foi dar o maior número de voltas possível e esperar a pista ganhar aderência. “Fui 20o. no primeiro treino, mas tive calma e aguardei o asfalto melhorar. Mexi um pouco nas suspensões, mas nada de mais sério, o tempo melhorou só porque o asfalto ganhou mais aderência. Agora, é manter o mesmo comportamento na corrida, ficar longe de acidentes que dá para marcar um bom número de pontos”, comentou Patrick, que volta à pista ma manhã deste sábado para disputar a classificação da oitava etapa, que ocorrerá na manhã do domingo. A sétima, que será a primeira corrida do fim de semana, será na tarde do sábado e contará, além de Patrick, com mais dois pilotos brasileiros, Alan Hellmeister e Daniel Serra.
O grid da sétima etapa do Europeu de F-Renault ficou assim:
1. Michael Ammermuller, Alemanha, equipe Jenzer, 2min00s732
2. Yann Clairay, França, equipe SG, 2min01s716
3. Bertrand Baguette, França, equipe Epsilon, 2min01s334
4. Adrian Zaugg, África do Sul, equipe Jenzer, 2min01s917
5. Kamui Kobayashi, Japão, equipe Prema, 2min01s557
6. Carlo Van Dam, Holanda, equipe SG, 2min02s147
7. Filipe Albuquerque, Portugal, equipe Motopark, 2min01s614
8. Patrick Rocha, Brasil, equipe Prema, 2min02s370
10. Alan Hellmeister, Brasil, equipe JD, 2min02s382
21. Daniel Serra, Brasil, equipe Cram, 2min04s012