A partir desta quinta-feira, 38 pilotos, representando 19 países, iniciam no autódromo de Zolder, na Bélgica, o Campeonato Europeu de Fórmula Renault. Serão 16 etapas até a prova final, no dia 23 de outubro na pista do Estoril, quando um deles será sagrado o novo campeão. Entre eles está o brasileiro Patrick Rocha, da poderosa equipe italiana Prema Powerteam, que se firmou como um dos mais fortes candidatos ao título pelo seu bom desempenho dos treinos de preparação realizados desde o início de março.
Além da competividade da Prema, Patrick tem a seu favor a experiência do ano passado, quando disputou parte do Campeonato Europeu e parte do Inglês, os dois torneios que rivalizam em importância. Cada um já revelou duas estrelas da F-1 atual: o finlandês Kimi Raikkonen foi campeão do Inglês e o brasileiro Felipe Massa, do Europeu.
“Isso mostra como um bom desempenho na F-Renault pode impulsionar minha carreira”, reflete o piloto do Rio de Janeiro. “Estou concentrado desde o fim do ano passado, trabalhando muito nas pistas, na oficina, na academia e principalmente na parte mental. E os resultados estão aparecendo. Consegui deixar meu carro exatamente do jeito que eu gosto e me entrosei perfeitamente com a equipe. Agora, é entrar no carro e começar a luta pelo título”.
O programa em Zolder tem início nesta quinta-feira, com duas sessões de treinos livres, a primeira das 06h05 às 06h55, no horário brasileiro, e a segunda, das 10h05 às 11h55; o último treino livre será na sexta-feira, das 10h45 às 11h15. O sábado começa com a prova de classificação da primeira etapa, das 04h45 às 05h05, seguindo-se a da segunda, das 08h05 às 08h25. A primeira corrida está prevista para começar às 10h40 do sábado e a segunda, às 07h00 do domingo.
“Tem tempo bastante para conhecer a pista, onde nunca corri. Mas o carro está bom e isso é o que importa. Se não ocorrer nenhuma quebra que me tire tempo de pista, posso conseguir um lugar entre os quatro primeiros. Daí para frente, é acelerar fundo mantendo a cabeça fria”, sintetiza um confiante Patrick.