Depois de 174 voltas no total, o brasileiro Patrick Rocha se mostrou bastante satisfeito com os dois dias de testes realizados no circuito de Le Mans, na França, pelos pilotos que vão disputar a próxima edição do Campeonato Europeu de Fórmula Renault. Além de ter dado continuidade ao trabalho de acerto de seu carro, iniciado na semana anterior no autódromo de Monza, o piloto do Rio de Janeiro andou um dia inteiro de chuva, uma oportunidade nem sempre possível quando se deseja.
“Foi um teste excelente”, avalia Patrick. “Andamos com a pista em todas as condições que se pode ter em um fim de semana de corrida: teve momentos em que caía uma verdadeira tormenta; em outros teve chuva fina ou pista molhada em alguns trechos e seca em outros. E para encerrar, o segundo dia foi todo com tempo bom, o que nos deu a chance de afinar ainda mais as regulagens de corrida”, comentou o piloto carioca, satisfeito com o trabalho da equipe Prema. “Nunca guiei um carro tão bom na chuva; ele é perfeito nas freadas, que são sempre críticas em pista escorregadia”.
Os brasileiros voltaram a causar boa impressão, com Carlos Iaconelli em 2° e Daniel Serra em 8°. Patrick foi o 5°, colocação que considerou positiva. “Até agora, meu objetivo foi aperfeiçoar o comportamento do carro. Tem mais quatro dias de testes antes da primeira etapa, e só vou pensar em tempos no último. Já aprendi que, no Campeonato Europeu, só luta pelo título quem anda sempre no pelotão da frente, e a disputa já é dura desde a primeira etapa. E como para ser campeão é preciso ter um carro perfeito, estou no caminho certo”, finalizou ele.
Os melhores tempos do teste de Le Mans foram os seguintes:
1°) Kamui Kobayashi, Japão, equipe Prema, 1min34s869
2°) Carlos Iaconelli, Brasil, equipe JD Motorsport, 1min34s931
3°) Adrian Zaugg, Suíça, equipe Jenzer, 1min35s030
4°) Teemu Nyman, Finlândia, equipe Motopark, 1min35s113
5°) Patrick Rocha, Brasil, equipe Prema, 1min35s153
6°) Michael Ammermuller, Alemanha, equipe Jenzer, 1min35s239
7°) Xavier Maassen, Holanda, equipe JD Motorsport, 1min35s349
8°) Daniel Serra, Brasil, equipe Cram, 1min35s3769
9°) Dima Raikhlin, Alemanha, equipe SL Formula, 1min35s396
10°) Tom Dillmann, França, equipe Prema, 1min35s462